Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2010

Mais uma nova refeição

Peguei a mistura que tem proteína sem sabor e adicionei pó de pólen. Misturei tudo até ficar homogêneo e as formigas fizeram uma festa. O pólen proporcionará para as formigas proteína bruta + aminoácidos. Vamos ver no que é que dá! A produção de larvas cai muito, o que é estranho porque as formigas estão comendo das duas misturas que têm proteína em pó. Ontem, mais uma vez pra variar, a empregada derrubou a tampa do duto de respiração, e quando cheguei na sala de madrugada as formigas estavam espalhadas pela sala. Solução: deixar que as mesmas retornassem para casa por si só, pela manhã, por conta da claridade. Perfeito!

Dengue!

Capturei esta fêmea de mosquito da dengue. Perceba que ela está cheia de sangue! Assim que coloquei a fêmea pelo duto de respiração as fomigas a capturaram. As formigas começaram a destrinchar o Aedes . Percebam que a formiga no topo da foto está com seu abdômen cheio de sangue. Veja como está vermelho. Um fato interessante! Em menos de 10 minutos o sangue no abdômen da operária escureceu.

Revoada!

Ontem a noite cheguei em casa e fui recebido por uma revoada de princesas exóticas. Veja aqui uma delas ainda com suas asas. Nos potes abaixo estão todas as 5 que foram capturadas, mas apenas uma delas já está sem as asas, logo iniciando o processo de reprodução. Eu estava louco para ter uma colônia destas, vamos ver se vai dar tudo certo.

Azeite

Ontem quando cheguei em casa coloquei um pouco de azeite temperado, de uma moqueca de peixe para as camponotus! Mais uma tentativa para fazÊ-las consumir proteína. Como aqui em casa não usamos muito sal a moqueca tava quase doce, ;^) assim a quantidade de sal do caldo não fará mal às formigas. ehehehehehe! Algumas formigas coletaram bastante!

Festinha!

Anteontem coloquei uma quantidade de comida e as formigas nem tomaram conhecimento. De fato os abdômens estavam cheios. No entanto hoje observei que já estavam com a barriga meio vazia, e assim que coloquei a comida elas coletaram feito loucas. Vejam a festa que fizeram. Alguma formiga encheu seu estômago secundário de alimento, entrou na colônia e regurgitou o conteúdo no chão de uma das câmeras. Interessante flagrante da ocupação de armazenamento de alimento.

Uruçu

Achei esta abelha uruçu morta na minha varanda. Virou fonte de proteína, lógico!

Outra pausa pra mostrar outra espécie!

Lembram desta rainha? Postei aqui uma foto dela anteriormente! Ela gerou 2 operárias, mas as três morreram. Não se adapatam a muita umidade. Nas fotos abaixo vemos como são as suas operárias. Este ninho está no meu jardim e não resisti em alimentá-las com a mistura com a qual alimento as minhas camponotus, na qual adicionei cálcio. Agora a receita é: Mel, água, melaço de cana, polivitamínicos, proteína e cálcio.

A alimentação rolando

Vejam os abdômens cheios da mistura nova, mais simplificada: Mel, melaço de cana, proteína e polivitamínico. E abaixo a alimentação passando de boca em boca!

Vááárias rainhas Pheidoles

Uma pausa para mostrar esta foto de uma colônia de pheidoles que estava se mudando. Olha a quantidade enorme de rainhas convivendo na mesma colônia. Vale salientar que esta é uma das poucas espécies em que várias rainhas podem reinar em conjunto, sem se matarem.

A rainha morta

Encontrei uma rainha Pheidole na varanda, morta. Virou fonte de proteína.

A rainha

Depois de todo este tempo a rainha continua elegante e muito saudável!

Festinha!

Festinha na coleta da mistura! A qualidade das fotos diminuíram muito, eu sei. O problema é que estou tirando as fotos da caixa de forragem, através de um acetato que me possibilita ver dentro da caixa, mas atrapalha na hora da foto. Estou me debruçando sobre este problema. Abçs

Miniaturas

Nesta leva de nascimentos várias operárias nasceram com um tamanho bem reduzido, como já relatado anteriormente. O que pode ter causado isto? Pois hoje vi umas recém nascidas que são bem maiores que estas miniaturas de operárias. Comparem o tamanho da que está entre o soldado e a operária de baixo.

Ovo

Esmaguei uma quantidade de ovo frito, clara e gema, para as formigas comerem no local, sem que pudessem carregar para dentro do formicário. Não adiantou nada! ;^)

Uma geral

Uma geral, embora nem toda comunidade esteja aqui. Muitas estão na caixa de forragem!

Miniaturizando

As operárias que estão nascendo por agora são bem menores que a média das que nasceram anteriormente. Compare na foto. A recém nascida é a mais clarinha no centro da foto.

O Banho 2

Uma formiga escapou pelo furo onde encaixo o alimentador. Para capturá-la tive que pegar com a mão. Assim que a coloquei de volta pelo tubo de respiração, duas irmãs começaram a limpá-la. Provavelmente meus dedos deixaram meu cheiro nela.

Mais açaí!!!

Coloquei uma gota da mistura açaí + mel + Geléia real pra ver a reação das formigas e foi um sucesso. O engraçado é que ontem coloquei um pouco da mesma mistura e elas não deram bola. Será que a quantidade da coleta de carboidrato, está diretamente relacionado com a coleta de proteína?

As mariposas

Encontrei duas mariposas mortas. Serviram como fonte de proteína sem ter que sacrificar um inseto vivo. Aqui uma das mariposas já destrinchada dentro de uma das câmaras. Nesta câmara as formigas colocaram apenas um dos corpos (abdomen e tórax). A cabeça e as asas sabe Deus onde elas colocaram.

Acabaram as preocupações

Era somente uma questão de tempo para as formigas se acostumarem com a alimentação nova. Ontem ao invés de colocar uma grande e única poça de comida coloquei algumas pocinhas para poder ver o quanto elas coletariam, e logo que elas perceberam a comida 3 das pocinhas foram coletadas completamente. Restando apenas os elementos sólidos, partículas maiores de albumina e cálcio. Depois uma operária passou a coletar as partículas sólidas. Coloquei também uma quantidade de açaí, com uma dosagem maior de guaraná e mel, elas coletaram. Assim, ontem dois tipos de alimentos foram levados para a colônia ao mesmo tempo. Com a energia extra do guaraná mais os elementos da outra mistura, a produção de indivíduos e ovos deve aumentar.

Coletando

Continuo preocupado com a possibilidade de fornecer uma alimentação que seja nutritiva, mas que seja colocada de forma prática. Aqui vemos as formigas coletando a mistura sem estar diluida em água. Ontem percebi que elas têm dificuldade de coletar a mistura com a espessura do mel, e ainda mais com as partículas de cálcio e albumina engrossando o material. Assim decidi diluir, numa quantidade mínima de água, a porção que coloquei no formigueiro, e assim a coleta se deu com sucesso, sendo a comida distribuida pela colônia. Aqui as esfomeadas estão coletando gema de ovo.

A Super Operária

Vejam o tamanho desta operária que nasceu estes dias! Ela é maior que alguns soldados e como tem um abdômen enorme, se tornou uma excelente distribuidora de alimento. Compare o tamanho dela com as outras operárias nas fotos.

Caçada à lacraia

As formigas tiveram uma dose extra de proteína na forma de uma lacraia. Caçaram e destrincharam na caixa de forragem. Na foto abaixo podemos ver as duas coletas acontecendo. Um exército destrinchando a lacraia, e algumas operárias coletando a mistura que contém carboidratos e proteína.

Nova mistura

Hoje desisti completamente da mistura que achei no site estrangeiro. Fiz uma outra composta apenas de: Mel, melaço de cana, geléia real, albumina, cálcio e polivitaminico. Acredito que nesta mistura reduzida quanto aos ingredientes, tem tudo que elas precisam na sua dieta. Assim que coloquei a mistura as formigas começaram a coletar. A dosagem de cálcio foi meio que cavalar... Espero que não faça mal algum. Fiquei observando a operária que estava coletando, e a segui quando a mesma foi para dentro do formigueiro, para logo em seguida observá-la na tarefa de distribuir a comida pela colônia:

Melaço de cana

Como as formigas rejeitaram completamente a mistura anterior, dilui uma quantidade de melaço de cana, coloquei um pouco de polivitamínico e ofereci às formigas que logo começaram a coletar! Isso foi ontem! O melaço tem a na sua composição: Quantidade em 2 colheres de sopa - Água (%) 24, Calorias 85, Carboidrato (g) 22, Cálcio (mg) 274, Fósforo (mg) 34, Ferro (mg) 10,1, Potássio (mg) 1.171, Sódio (mg) 38, Tiamina (mg) 0.04, Riboflavina (mg) 0,08, Niacina (mg) 0,8.

Alimentação Prática

Fiz uma mistura baseada numa receita que peguei num site estrangeiro. Coloquei: 2 ovos de codorna; leite; ovomaltine; mel; açúcar; cálcio; farinha de soja e polivitamínico. Como não tinha muito mel pra colocar, coloquei o que deu, e como vocês podem ver na foto, as formigas não morreram de amores pela comida. Elas simplesmente cheiravam e iam embora. Talvez eu tenha induzido a elas acreditarem que toda comida tem gosto de mel, e como esta realmente tinha muito pouco mel elas rejeitaram. Não foi o caso das outras formigas, pois coloquei no chão da varanda um pouco da mistura, e logo em seguida umas pheidoles e um outro tipo de formiga começou a coletar. Logo o caso das camponotus não estava relacionado à possibilidade da mistura estar com um gosto ruim... se estivesse nem a pheidole, nem a outra formiga teria coletado.

Coletando água

No corre-corre do trabalho, coloquei comida para as formigas, mas esqueci de colocar água. Somente hoje percebi que o bebedouro estava seco. Coloquei a água e imediatamente começou um alvoroço para coletar. Que vacilo... Putz! Percebam o abdômen da operária já parcialmente cheio de água!

Solução para o alimentar!

Lembram do post onde mostro as meninas tomando açaí misturado com uma dose extra e generosa de xarope de guaraná e mel? Pois é! A mistura deu um gás no desenvolvimento da colônia. Todas as pupas viraram formigas e com isso a população triplicou, o que tornou a necessidade de destampar a caixa de forragem, pra trocar a água e colocar comida uma tarefa no mínimo impossível. Sempre que tentava umas 15 formigas fugiam e eu tinha que capturá-las e colocá-las de volta ao formigueiro pelos dutos de respiração. Depois de queimar meus neurônios tentando resolver este problema de design, resolvi pela solução que vocês podem ver na foto. Coloco a comida numa mangueira e encaixo a mesma na caixa de forragem por um furo, depois é só retirar a mangueira, tampar o furo com uma rolha de papel toalha, e posso limpar a mangueira e recolocar a comida sem fuga alguma. A água resolvi colando uma tampa rasa dentro da caixa e mantenho a água disponível através da utilização de uma seringa com agulha... Pingo...