Lembram desta rainha? Postei aqui uma foto dela anteriormente! Ela gerou 2 operárias, mas as três morreram. Não se adapatam a muita umidade. Nas fotos abaixo vemos como são as suas operárias. Este ninho está no meu jardim e não resisti em alimentá-las com a mistura com a qual alimento as minhas camponotus, na qual adicionei cálcio. Agora a receita é: Mel, água, melaço de cana, polivitamínicos, proteína e cálcio.
A camponotus é um gênero de formiga que ocorre em boa parte do mundo e é conhecida em muitos países como formiga-carpinteira, pelo fato comum destas formigas elegerem o interior de madeira podre como local ideal para seu ninho. Todas as formigas do gênero camponotus possui um obrigatório endosimbionte chamado de Blochmannia . Esta bactéria sintetiza aminoácidos essenciais e outros nutrientes para o excelente desenvolvimento da colônia. DADOS TÉCNICOS: Reino: Animalia ; Filo: Arthropoda ; Classe: Insecta ; Ordem: Hymenoptera ; Família: Formicidae ; Subfamília: Formicinae ; Gênero: Camponotus . Habitat: Florestas onde a vegetação predominante é composta de árvores, madeira podre, etc. Hoje convivem conosco e tendem a fazer seus ninhos dentro de portas e janelas, bem como dentro de aparelhos eletrônicos. Vôo nupcial durante o ano inteiro no nordeste do Brasil; Alimentação: Mel, néctar, frutas e insetos. Tamanho: - Rainha: 1,6 - 1,8 cm. - Macho: 1 cm. - Operárias: 0,8 - 1,5 cm...
Seu blog é incrível!
ResponderExcluirEstou querendo iniciar um formicário. Minha regiaõ está precária no quesito chuvas e eu queria começar uma colônia de alguma formiga não agressiva. Está difícil achar rainhas, tem alguma sugestão para pegar uma sem precisar cavar? Abraços!
Segue um link que será muito útil se você postar no blog: http://vimeo.com/7646464
ResponderExcluirÉ sobre as formigas e geral, mas com ênfase nas saúvas!
Abraço.
Beleza, valeu!!!!
ResponderExcluirhttp://doidoporformigas.blogspot.com/
ResponderExcluirMeu blog melk!
Estou só esperando as operárias nascerem.
Aahh elas se desenvolvem mais na terra mesmo.
pq eu encontrei uma rainha dessa e coloquei num vaso com um chumaço de algodão umido eela não demorou muito e depois morreu.
e a outra cujo é a "dona" do blog ficou viva e nasceu enfermeiras.
Posteriormente descobrimos que o nome desta espécie é: dorymyrmex!
ResponderExcluir