Pular para o conteúdo principal

Solução para o alimentar!



Lembram do post onde mostro as meninas tomando açaí misturado com uma dose extra e generosa de xarope de guaraná e mel? Pois é! A mistura deu um gás no desenvolvimento da colônia. Todas as pupas viraram formigas e com isso a população triplicou, o que tornou a necessidade de destampar a caixa de forragem, pra trocar a água e colocar comida uma tarefa no mínimo impossível. Sempre que tentava umas 15 formigas fugiam e eu tinha que capturá-las e colocá-las de volta ao formigueiro pelos dutos de respiração. Depois de queimar meus neurônios tentando resolver este problema de design, resolvi pela solução que vocês podem ver na foto. Coloco a comida numa mangueira e encaixo a mesma na caixa de forragem por um furo, depois é só retirar a mangueira, tampar o furo com uma rolha de papel toalha, e posso limpar a mangueira e recolocar a comida sem fuga alguma. A água resolvi colando uma tampa rasa dentro da caixa e mantenho a água disponível através da utilização de uma seringa com agulha... Pingo a água dentro da vasilha por um dos furinhos que existem na tampa da caixa de forragem.
As formigas estão coletando mel diluído em água com polivitamínicos e os fragmentos brancos que vemos no fundo da mangueira é albumina.

Comentários

  1. Bem vindo ao clube.
    Um amigo, Melk, ofereceu-me uma Camponotus sp. do Brasil que são verdadeiras maratonistas. Cada vez que levanto a tampa da ADC fogem por tudo quanto é lado. Solução:entre a tampa e a caixa colei espuma isoladora e em seguida embebi a espuma em parafina liquida. Levaram algum tempo a perceber que não gostavam mas, quando perceberam deixei de ter problemas.
    Luís Maria

    ResponderExcluir
  2. Sempre se encontra uma forma de improvisar e resolver o problema, hehehe. Um dia ainda terei um formigueiro também.

    ResponderExcluir
  3. com qe qe faso meu furmigueiro com geso alguem me ajuda?

    ResponderExcluir
  4. Red:
    Dê uma olhada nestes fóruns:
    www.lamarabunta.org e www.ants.org.uk

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Camponotus Sp

A camponotus é um gênero de formiga que ocorre em boa parte do mundo e é conhecida em muitos países como formiga-carpinteira, pelo fato comum destas formigas elegerem o interior de madeira podre como local ideal para seu ninho. Todas as formigas do gênero camponotus possui um obrigatório endosimbionte chamado de Blochmannia . Esta bactéria sintetiza aminoácidos essenciais e outros nutrientes para o excelente desenvolvimento da colônia. DADOS TÉCNICOS: Reino: Animalia ; Filo: Arthropoda ; Classe: Insecta ; Ordem: Hymenoptera ; Família: Formicidae ; Subfamília: Formicinae ; Gênero: Camponotus . Habitat: Florestas onde a vegetação predominante é composta de árvores, madeira podre, etc. Hoje convivem conosco e tendem a fazer seus ninhos dentro de portas e janelas, bem como dentro de aparelhos eletrônicos. Vôo nupcial durante o ano inteiro no nordeste do Brasil; Alimentação: Mel, néctar, frutas e insetos. Tamanho: - Rainha: 1,6 - 1,8 cm. - Macho: 1 cm. - Operárias: 0,8 - 1,5 cm...

Odontomachus

A rainha segura uma larva já bem desenvolvida

Proteína e mel