A conexão do formigueiro com a caixa de comida descolou parcialmente, com isso as Pheidoles conseguiram invadir o formigueiro da Camponotus, pela passagem oportuna. Infelizmente não pude registrar em fotos o momento do ataque, mas aqui está o resultado: Vêem este pó preto na foto? Foi o que sobrou das invasoras. Apesar das Pheidoles serem bastante vorazes e agressivas as Camponotus eliminaram cada uma das invasoras que furaram o cerco das guardas. Talvez as inimigas pensem duas vezes, de agora em diante, antes de planejar enfrentar as donas do formigueiro.
Olá Melk!
ResponderExcluirGostei muito do seu blog, apesar de eu achar que devo ser raridade. Trabalho com formigas e tb temos em laboratório criações de várias.
Acredito que a formiga que vc esteja fotografando e acompanhando seja Camponotus vittatus, muito comum em casas de SP.
Dá uma olhada no meu blog tb!
http://eduardofox.blogspot.com/
Abraço!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirApenas uma explicacao, a abreviacao spp. designa um grupo de especies x (sp. no singular). Normalmente nos utilizamos de Genero sp. quando nao sabemos a especie (spp. um grupo de especies), ou de sp# (sp1, sp2, etc) para alguma especie em particular de numero # depositada em alguma colecao.
ResponderExcluirSendo assim, nao ha como uma especie ser spp. sozinha, e se for desconhecida teria que ser sp. Como C. vittatus eh de longe a Camponotus mais facil de se obter e criar no Brasil e eh 100% identica a das fotos, eh com uma grande margem de seguranca que podemos afirmar que ele esta criando Camponotus vittatus.
Por que nao achas que eh esta especie?
[]
Alguns sites mostram a camponotus vitattus com a cabeça bem clara, da cor do corpo, diferente destas minhas rainhas, o que vc acha?
Excluir