Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sucesso!

A conexão do formigueiro com a caixa de comida descolou parcialmente, com isso as Pheidoles conseguiram invadir o formigueiro da Camponotus, pela passagem oportuna. Infelizmente não pude registrar em fotos o momento do ataque, mas aqui está o resultado: Vêem este pó preto na foto? Foi o que sobrou das invasoras. Apesar das Pheidoles serem bastante vorazes e agressivas as Camponotus eliminaram cada uma das invasoras que furaram o cerco das guardas. Talvez as inimigas pensem duas vezes, de agora em diante, antes de planejar enfrentar as donas do formigueiro.

4 comentários:

  1. Olá Melk!

    Gostei muito do seu blog, apesar de eu achar que devo ser raridade. Trabalho com formigas e tb temos em laboratório criações de várias.
    Acredito que a formiga que vc esteja fotografando e acompanhando seja Camponotus vittatus, muito comum em casas de SP.

    Dá uma olhada no meu blog tb!
    http://eduardofox.blogspot.com/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Apenas uma explicacao, a abreviacao spp. designa um grupo de especies x (sp. no singular). Normalmente nos utilizamos de Genero sp. quando nao sabemos a especie (spp. um grupo de especies), ou de sp# (sp1, sp2, etc) para alguma especie em particular de numero # depositada em alguma colecao.

    Sendo assim, nao ha como uma especie ser spp. sozinha, e se for desconhecida teria que ser sp. Como C. vittatus eh de longe a Camponotus mais facil de se obter e criar no Brasil e eh 100% identica a das fotos, eh com uma grande margem de seguranca que podemos afirmar que ele esta criando Camponotus vittatus.

    Por que nao achas que eh esta especie?

    []

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns sites mostram a camponotus vitattus com a cabeça bem clara, da cor do corpo, diferente destas minhas rainhas, o que vc acha?

      Excluir