Continuo preocupado com a possibilidade de fornecer uma alimentação que seja nutritiva, mas que seja colocada de forma prática. Aqui vemos as formigas coletando a mistura sem estar diluida em água. Ontem percebi que elas têm dificuldade de coletar a mistura com a espessura do mel, e ainda mais com as partículas de cálcio e albumina engrossando o material. Assim decidi diluir, numa quantidade mínima de água, a porção que coloquei no formigueiro, e assim a coleta se deu com sucesso, sendo a comida distribuida pela colônia.
Aqui as esfomeadas estão coletando gema de ovo.
A camponotus é um gênero de formiga que ocorre em boa parte do mundo e é conhecida em muitos países como formiga-carpinteira, pelo fato comum destas formigas elegerem o interior de madeira podre como local ideal para seu ninho. Todas as formigas do gênero camponotus possui um obrigatório endosimbionte chamado de Blochmannia . Esta bactéria sintetiza aminoácidos essenciais e outros nutrientes para o excelente desenvolvimento da colônia. DADOS TÉCNICOS: Reino: Animalia ; Filo: Arthropoda ; Classe: Insecta ; Ordem: Hymenoptera ; Família: Formicidae ; Subfamília: Formicinae ; Gênero: Camponotus . Habitat: Florestas onde a vegetação predominante é composta de árvores, madeira podre, etc. Hoje convivem conosco e tendem a fazer seus ninhos dentro de portas e janelas, bem como dentro de aparelhos eletrônicos. Vôo nupcial durante o ano inteiro no nordeste do Brasil; Alimentação: Mel, néctar, frutas e insetos. Tamanho: - Rainha: 1,6 - 1,8 cm. - Macho: 1 cm. - Operárias: 0,8 - 1,5 cm...
É interessante como as Festinatus não dão trabalho pra comer. As sericeiventris dão um trabalho danado. Só aceitam alimento vivo.
ResponderExcluir