Hoje desisti completamente da mistura que achei no site estrangeiro. Fiz uma outra composta apenas de: Mel, melaço de cana, geléia real, albumina, cálcio e polivitaminico. Acredito que nesta mistura reduzida quanto aos ingredientes, tem tudo que elas precisam na sua dieta. Assim que coloquei a mistura as formigas começaram a coletar. A dosagem de cálcio foi meio que cavalar... Espero que não faça mal algum.
Fiquei observando a operária que estava coletando, e a segui quando a mesma foi para dentro do formigueiro, para logo em seguida observá-la na tarefa de distribuir a comida pela colônia:
A camponotus é um gênero de formiga que ocorre em boa parte do mundo e é conhecida em muitos países como formiga-carpinteira, pelo fato comum destas formigas elegerem o interior de madeira podre como local ideal para seu ninho. Todas as formigas do gênero camponotus possui um obrigatório endosimbionte chamado de Blochmannia . Esta bactéria sintetiza aminoácidos essenciais e outros nutrientes para o excelente desenvolvimento da colônia. DADOS TÉCNICOS: Reino: Animalia ; Filo: Arthropoda ; Classe: Insecta ; Ordem: Hymenoptera ; Família: Formicidae ; Subfamília: Formicinae ; Gênero: Camponotus . Habitat: Florestas onde a vegetação predominante é composta de árvores, madeira podre, etc. Hoje convivem conosco e tendem a fazer seus ninhos dentro de portas e janelas, bem como dentro de aparelhos eletrônicos. Vôo nupcial durante o ano inteiro no nordeste do Brasil; Alimentação: Mel, néctar, frutas e insetos. Tamanho: - Rainha: 1,6 - 1,8 cm. - Macho: 1 cm. - Operárias: 0,8 - 1,5 cm...
Comentários
Postar um comentário