Pular para o conteúdo principal

Mais uma nova refeição

Peguei a mistura que tem proteína sem sabor e adicionei pó de pólen. Misturei tudo até ficar homogêneo e as formigas fizeram uma festa.
O pólen proporcionará para as formigas proteína bruta + aminoácidos. Vamos ver no que é que dá! A produção de larvas cai muito, o que é estranho porque as formigas estão comendo das duas misturas que têm proteína em pó.
Ontem, mais uma vez pra variar, a empregada derrubou a tampa do duto de respiração, e quando cheguei na sala de madrugada as formigas estavam espalhadas pela sala. Solução: deixar que as mesmas retornassem para casa por si só, pela manhã, por conta da claridade. Perfeito!

Comentários

  1. Haha, tomara que as formigas retomem a produção!

    Hoje chegou a formiguinha que vc me enviou.. Chegou completamente bem e esta com 2 larvas bem grandes e muitos ovinhos menores! Agradesço novamente o envio dos mesmos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. To achando que essa empregada não gosta muito das suas formigas hiem cara... tipo: "voltem para a natureza..." hahahahahahah

    + 1 post maneiro!

    ResponderExcluir
  3. Olá Melk! Meu nome é Ailton moro no Paraná e sou iniciante no ramo de formigas, andei pesquisando um pouco sobre as pequeninas e com um puco de sorte e acaso encontrei uma rainha camponotus spp andando na calçada, enfim, capturei e estou meio perdido.
    Vi que entendo do assunto e tem um formigário da mesma espécie, gostaria de algumas informações se possivel.
    Coletei e coloquei em um pote com algodão humido e agora gostaria de saber qual seria o próximo passo.
    Eu acho que seria deixá-la em ambiente humido e escuro, a minha duvida seria se preciso alimenta-la ou não e com que, e se não quando seria o momento ideal. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá Melk! Meu nome é Ailton moro no Paraná e sou iniciante no ramo de formigas, andei pesquisando um pouco sobre as pequeninas e com um puco de sorte e acaso encontrei uma rainha camponotus spp andando na calçada, enfim, capturei e estou meio perdido.
    Vi que entendo do assunto e tem um formigário da mesma espécie, gostaria de algumas informações se possivel.
    Coletei e coloquei em um pote com algodão humido e agora gostaria de saber qual seria o próximo passo.
    Eu acho que seria deixá-la em ambiente humido e escuro, a minha duvida seria se preciso alimenta-la ou não e com que, e se não quando seria o momento ideal. Muito obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Camponotus Sp

A camponotus é um gênero de formiga que ocorre em boa parte do mundo e é conhecida em muitos países como formiga-carpinteira, pelo fato comum destas formigas elegerem o interior de madeira podre como local ideal para seu ninho. Todas as formigas do gênero camponotus possui um obrigatório endosimbionte chamado de Blochmannia . Esta bactéria sintetiza aminoácidos essenciais e outros nutrientes para o excelente desenvolvimento da colônia. DADOS TÉCNICOS: Reino: Animalia ; Filo: Arthropoda ; Classe: Insecta ; Ordem: Hymenoptera ; Família: Formicidae ; Subfamília: Formicinae ; Gênero: Camponotus . Habitat: Florestas onde a vegetação predominante é composta de árvores, madeira podre, etc. Hoje convivem conosco e tendem a fazer seus ninhos dentro de portas e janelas, bem como dentro de aparelhos eletrônicos. Vôo nupcial durante o ano inteiro no nordeste do Brasil; Alimentação: Mel, néctar, frutas e insetos. Tamanho: - Rainha: 1,6 - 1,8 cm. - Macho: 1 cm. - Operárias: 0,8 - 1,5 cm...

Odontomachus

A rainha segura uma larva já bem desenvolvida

Proteína e mel