Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

As Dories e uma mosca

As dorymyrmex foram presenteadas com uma mosca. Na verdade elas nunca desperdiçam a proteína dada. A quantidade de larvas e pupas explicam o consumo.


Elas tentaram levar a mosca para dentro da câmara dos ovos, mas as asas atrapalharam o acesso.


E assim, é claro, elas começaram o esquartejamento pelas asas e patas.


Após as asas e pernas as formigas começam a coletar a proteína da mosca.


Mas depois decidem leva-la para dentro da câmara.




5 comentários:

  1. Interessante Melk.
    Nao sei porque motivo todas minhas operarias de 2 rainhas,eram muitas,todas morreram mais as rainhas nao,quando coloquei elas no formigario de gesso. Pensei que fosse pela umidade,ja que coloquei a primeira vez com o gesso bem umido ainda,e criou fungos,porem a outra coloquei no formigario de gesso,que deixei dias no sol secando,e mesmo assim morreram tambem,estou bem triste,elas ja estavam bem desenvolvidas,agora se elas nao morrerem,vou ter que começar toda a espera novamente. Entretanto desta vez nao irei fazer de gesso para nao ocorrer isto novamente,vou fazer um formigario de plastico mesmo. Voce saberia me dizer porque ocorreu isso Melk? Se é alguma composição do gesso ou algo de errado que fiz? Usei massinha de modelar para fazer o designe das camaras no primeiro formigario,achei que foi o motivo,entao no segundo dexei secar bastante e raspei,mesmo assim as operarias morreram e todas pupas e larvas,foram deixadas de lado,creio eu que estão mortas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ori, acredito que a causa ainda é o fungo. Neste caso esporos já nas formigas, que as consome de dentro pra fora. O que você precisa fazer é impermeabilizar o seu formigueiro de gesso, com uma camada rala (mas não muito) de água e cola branca. A primeira camada vai penetrar no gesso, a segunda e a terceira deve deixar a superfície do gesso lisa, plástica. Com isso evita-se o fungo na estrutura. Eu uso a cola cascorex que tem antifungo, que pela experiência anterior não afeta as formigas. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Voce acha entao que as rainhas que foram colocadas no formigario irão morrer?

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ori!
    Eu acho que o mais sensato seria retirar as rainhas, que estão sem operárias, e colocá-las num pote onde você possa cuidar delas enquanto nascem as próximas operárias. Pegue este que já está com o gesso completamente seco e impermeabilize com cola branca diluída em água, como eu descrevi anteriormente.

    Sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  5. Oi onde eu posso encontrar essa Cola cascorez?

    ResponderExcluir