Pular para o conteúdo principal

As Dories e uma mosca

As dorymyrmex foram presenteadas com uma mosca. Na verdade elas nunca desperdiçam a proteína dada. A quantidade de larvas e pupas explicam o consumo.


Elas tentaram levar a mosca para dentro da câmara dos ovos, mas as asas atrapalharam o acesso.


E assim, é claro, elas começaram o esquartejamento pelas asas e patas.


Após as asas e pernas as formigas começam a coletar a proteína da mosca.


Mas depois decidem leva-la para dentro da câmara.




Comentários

  1. Interessante Melk.
    Nao sei porque motivo todas minhas operarias de 2 rainhas,eram muitas,todas morreram mais as rainhas nao,quando coloquei elas no formigario de gesso. Pensei que fosse pela umidade,ja que coloquei a primeira vez com o gesso bem umido ainda,e criou fungos,porem a outra coloquei no formigario de gesso,que deixei dias no sol secando,e mesmo assim morreram tambem,estou bem triste,elas ja estavam bem desenvolvidas,agora se elas nao morrerem,vou ter que começar toda a espera novamente. Entretanto desta vez nao irei fazer de gesso para nao ocorrer isto novamente,vou fazer um formigario de plastico mesmo. Voce saberia me dizer porque ocorreu isso Melk? Se é alguma composição do gesso ou algo de errado que fiz? Usei massinha de modelar para fazer o designe das camaras no primeiro formigario,achei que foi o motivo,entao no segundo dexei secar bastante e raspei,mesmo assim as operarias morreram e todas pupas e larvas,foram deixadas de lado,creio eu que estão mortas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ori, acredito que a causa ainda é o fungo. Neste caso esporos já nas formigas, que as consome de dentro pra fora. O que você precisa fazer é impermeabilizar o seu formigueiro de gesso, com uma camada rala (mas não muito) de água e cola branca. A primeira camada vai penetrar no gesso, a segunda e a terceira deve deixar a superfície do gesso lisa, plástica. Com isso evita-se o fungo na estrutura. Eu uso a cola cascorex que tem antifungo, que pela experiência anterior não afeta as formigas. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Voce acha entao que as rainhas que foram colocadas no formigario irão morrer?

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ori!
    Eu acho que o mais sensato seria retirar as rainhas, que estão sem operárias, e colocá-las num pote onde você possa cuidar delas enquanto nascem as próximas operárias. Pegue este que já está com o gesso completamente seco e impermeabilize com cola branca diluída em água, como eu descrevi anteriormente.

    Sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  5. Oi onde eu posso encontrar essa Cola cascorez?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Camponotus Sp

A camponotus é um gênero de formiga que ocorre em boa parte do mundo e é conhecida em muitos países como formiga-carpinteira, pelo fato comum destas formigas elegerem o interior de madeira podre como local ideal para seu ninho. Todas as formigas do gênero camponotus possui um obrigatório endosimbionte chamado de Blochmannia . Esta bactéria sintetiza aminoácidos essenciais e outros nutrientes para o excelente desenvolvimento da colônia. DADOS TÉCNICOS: Reino: Animalia ; Filo: Arthropoda ; Classe: Insecta ; Ordem: Hymenoptera ; Família: Formicidae ; Subfamília: Formicinae ; Gênero: Camponotus . Habitat: Florestas onde a vegetação predominante é composta de árvores, madeira podre, etc. Hoje convivem conosco e tendem a fazer seus ninhos dentro de portas e janelas, bem como dentro de aparelhos eletrônicos. Vôo nupcial durante o ano inteiro no nordeste do Brasil; Alimentação: Mel, néctar, frutas e insetos. Tamanho: - Rainha: 1,6 - 1,8 cm. - Macho: 1 cm. - Operárias: 0,8 - 1,5 cm...

Odontomachus

A rainha segura uma larva já bem desenvolvida

Proteína e mel