Páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Primeira adoção bem sucedida

Nasceu a larva que a dita rufipes estava cuidando carinhosamente. E ela aceitou a Sericeus como sua filha, diferente de todas outras rainhas que receberam larvas de outra espécie.



Uma vez que a rainha aceitou esta operária como sua filha, coloquei mais 5 larvas da sericeus pra ver se ela aceita de galera: 2 larvas e 2 pupas, como vocês vêem na foto acima. Os ovos são da rufipes.

Aqui vemos no vídeo a filhinha cuidando da mãe adotiva, alimentando-a. Veja aê!!!

Vídeo - A Prova da adoção

14 comentários:

  1. ei melk com oq vc pega os ovos larvas e pupas ?

    ResponderExcluir
  2. que legal cara. Mais isso ai não é uma rufipes. Rufipes são totalmente pretas e patas cor caramelo!

    ResponderExcluir
  3. Caralho Melk, parabens, bem foda fazer isso, ja havia tentado e só consegui entre formigas da mesma especia e apenas com pupas pq as larvas elas comem hsuahsua

    ResponderExcluir
  4. Alguem poderia me dizer quais as formigas mais comuns da bahia?

    ResponderExcluir
  5. Olá Melk!
    Faz um tempo que acompanho seu blog, e acho simplesmente sensacional. Já me respondeu diversas dúvidas sem que fosse necessário eu digitar algo aqui.. rs Gostaria de saber se você vende rainhas, e, caso positivo, quais espécies você teria.

    Agradeço desde já, continue com esse trabalho magnífico.

    ResponderExcluir
  6. Melk, eu estou com uma rainha que encontri dentro de uma caixa, ela ja botou filhotes, porem não sei qual é a especie dela, e não sei com o que alimenta-la, você pode me ajudar ?
    Te mandaria fotos, mas não encontrei e-mail no seu blog.
    Abraços mano !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jah que n vi resposta, cara dah agua com açucar, mel, fruta, insetos... cara testa, ve oq elas preferem, depois tenta carne moida cozida, ração de peixe (estranhamente ração e remedio pra peixe serve tbm pra anfibios, repteis e formigas!)
      Ps: anonimo X

      Excluir
  7. Alguém pode me responder por favor? É que desde de pequeno eu tinha o hábito de ficar vendo as formigas, congelava elas e depois colocava ao sol até que elas voltassem a viver. Não sei se já fizeram isso, mas eu fazia e dava certo. Mas é sobre outro assunto que quero perguntar: quando eu pegava uma formiga de outra espécie ou de casulo diferente e a colocava em um formigueiro que não era o seu, aí esperava um tempinho, ela era morta pelas outras formigas, e era levada para bem longe do casulo. Alguém sabe me responder o motivo disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você ta de gozação né seu psicopata.
      Eu deixava uma panela de alumínio , no sol do meio dia, quando estava bem quente, soltava formigas, davam 3 passos e tostavam, eu era feliz e não sabia.

      Excluir
    2. Cara é o que eu falei é verdade, eu fazia isso com as formigas, congelava e depois deixava no chão e elas descongelavam e ficavam vivas, um hora tente e você verá que é verdade. Mas me respondam sobre a outra pergunta que eu fiz, porque será que elas matam formiga de outra espécie se jogadas no formigueiro de outra espécie.

      Excluir
    3. mano pq eh defesa cara, elas matam as invasoras, no caso outras especies e ateh da mesma especie, tudo eh o odor. elas pensam: hum cherio estranho... MATA!, cara tu era mal... congela elas... acho q elas entravam em hibernação, nao chegavam a sofrer severamente com o frio, pois se nao elas morreriam...
      Ps: gosto muito do seu blog cara, anonimo X

      Excluir
  8. Gente tenho uma curiosidade.
    Quando as formigas são levadas muito distande (bem longe) de seu formigueiro o que pode acontecer?

    ResponderExcluir
  9. Ela se perderá e morrerá. A menos que encontre alguma trilha de feromônio feita por alguma operária de sua colônia, o que a guiará de volta ao formigueiro.

    ResponderExcluir