Pular para o conteúdo principal

Fusca

Mudei a minha fusca para um pote. Tirei do tubo de ensaio porque estava o tempo todo rolando fungo, e estes matando os ovos. Tentei fazer esta rainha adotar pupas da camponotus sericeus, mas ela comeu todas. Apesar de estar este tempo todo perdendo ovos e sem descendência pra cuidar dela, a rainha está bastante saudável. Podemos ver na foto também uma pupa filha da fusca prestes a nascer.

Comentários

  1. Melk, está acontecendo alguma coisa com as minhas rufipes, terça feira elas se mudaram por formigario, só que quando eu vou dormir elas estão no formigario, quando eu acordo e vou velas elas sobem pra cima levando as pupas ovos larvas, já fiz furos nas câmaras, o gesso está úmido e não sei mais o que fazer :/

    ResponderExcluir
  2. Rapaz... A umidade no gesso é ruim para as formigas. Retire-as e coloque o gesso no forno, pra secar! A umidade vai possibilitar o aparecimento de mofo, que matará as formigas e os ovos! Cuidado!

    ResponderExcluir
  3. ele secou ai eu borrifei pra umedecer, mais elas ficam dia inteiro lá em baixo, a noite elas sobem com ovos larvas e pupas :/ !

    ResponderExcluir
  4. Hummmmm! Será ar? Sabe aqueles arames que fecham sacos de biscoitos? Aqueça-os e faço furos minúsculos nas câmaras inferiores do formigueiro, para fazer o ar circular melhor pelas câmaras. ;^)

    ResponderExcluir
  5. Já fiz isso, ela pararam de ir pra cima :D, agora só esperar a colonia crescer :) Obg !

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Melk, estou começando uma criação agora, já peguei umas dez rainhas de diversas espécies. Em algumas delas começou a aparecer mofo (faz aproximadamente 30 dias que elas estão no tubo de ensaio com algodão e água). Tem algum meio de eliminar o mofo ou tenho que mudar elas de local? Como faço para forçar mudança junto com os ovos? Agradeço antecipadamente sua atenção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Odontomachus

A rainha segura uma larva já bem desenvolvida

Sucesso!

A conexão do formigueiro com a caixa de comida descolou parcialmente, com isso as Pheidoles conseguiram invadir o formigueiro da Camponotus , pela passagem oportuna. Infelizmente não pude registrar em fotos o momento do ataque, mas aqui está o resultado: Vêem este pó preto na foto? Foi o que sobrou das invasoras. Apesar das Pheidoles serem bastante vorazes e agressivas as Camponotus eliminaram cada uma das invasoras que furaram o cerco das guardas. Talvez as inimigas pensem duas vezes, de agora em diante, antes de planejar enfrentar as donas do formigueiro.

Proteína e mel