Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fusca

Mudei a minha fusca para um pote. Tirei do tubo de ensaio porque estava o tempo todo rolando fungo, e estes matando os ovos. Tentei fazer esta rainha adotar pupas da camponotus sericeus, mas ela comeu todas. Apesar de estar este tempo todo perdendo ovos e sem descendência pra cuidar dela, a rainha está bastante saudável. Podemos ver na foto também uma pupa filha da fusca prestes a nascer.

6 comentários:

  1. Melk, está acontecendo alguma coisa com as minhas rufipes, terça feira elas se mudaram por formigario, só que quando eu vou dormir elas estão no formigario, quando eu acordo e vou velas elas sobem pra cima levando as pupas ovos larvas, já fiz furos nas câmaras, o gesso está úmido e não sei mais o que fazer :/

    ResponderExcluir
  2. Rapaz... A umidade no gesso é ruim para as formigas. Retire-as e coloque o gesso no forno, pra secar! A umidade vai possibilitar o aparecimento de mofo, que matará as formigas e os ovos! Cuidado!

    ResponderExcluir
  3. ele secou ai eu borrifei pra umedecer, mais elas ficam dia inteiro lá em baixo, a noite elas sobem com ovos larvas e pupas :/ !

    ResponderExcluir
  4. Hummmmm! Será ar? Sabe aqueles arames que fecham sacos de biscoitos? Aqueça-os e faço furos minúsculos nas câmaras inferiores do formigueiro, para fazer o ar circular melhor pelas câmaras. ;^)

    ResponderExcluir
  5. Já fiz isso, ela pararam de ir pra cima :D, agora só esperar a colonia crescer :) Obg !

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Melk, estou começando uma criação agora, já peguei umas dez rainhas de diversas espécies. Em algumas delas começou a aparecer mofo (faz aproximadamente 30 dias que elas estão no tubo de ensaio com algodão e água). Tem algum meio de eliminar o mofo ou tenho que mudar elas de local? Como faço para forçar mudança junto com os ovos? Agradeço antecipadamente sua atenção.

    ResponderExcluir