A camponotus é um gênero de formiga que ocorre em boa parte do mundo e é conhecida em muitos países como formiga-carpinteira, pelo fato comum destas formigas elegerem o interior de madeira podre como local ideal para seu ninho. Todas as formigas do gênero camponotus possui um obrigatório endosimbionte chamado de Blochmannia . Esta bactéria sintetiza aminoácidos essenciais e outros nutrientes para o excelente desenvolvimento da colônia. DADOS TÉCNICOS: Reino: Animalia ; Filo: Arthropoda ; Classe: Insecta ; Ordem: Hymenoptera ; Família: Formicidae ; Subfamília: Formicinae ; Gênero: Camponotus . Habitat: Florestas onde a vegetação predominante é composta de árvores, madeira podre, etc. Hoje convivem conosco e tendem a fazer seus ninhos dentro de portas e janelas, bem como dentro de aparelhos eletrônicos. Vôo nupcial durante o ano inteiro no nordeste do Brasil; Alimentação: Mel, néctar, frutas e insetos. Tamanho: - Rainha: 1,6 - 1,8 cm. - Macho: 1 cm. - Operárias: 0,8 - 1,5 cm...
Research project of Product Design in the area of Bionics, on the development of ant colonies for a social and educational analysis.
Parabéns!!!
ResponderExcluirAdoro essa espécie. Pena que as 2 que eu capturei morreram. Estou de olho nas revoadas... =(
Abraço!
Rapaz...
ResponderExcluirNão sei se sou eu que não estou vendo, mas elas parecem ignorar qualquer carboidrato. Já coloquei mel, água açucarada e elas nem cheiram. Putz!
Vamos ver no que vai dar.
Abração
tenta colocar agua com 1% de sal. Elas gostam de sal tbm... tem ateh um post falando sobre isso no meu blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirsal? interessante! vou tentar
ResponderExcluirParece estranho, mas foi feito um estudo sobre isso! kkkk
ResponderExcluirFala Melk,
ResponderExcluirParabéns pela sua nova colônia se desenvolvendo. Estou pegando algumas informações bem interessantes.
Você mencionou que a sua nova colônia é de Camponotus Arboreus. Porém as pesquisas que fiz desta espécie não se parecem com sua rainha (nem com a minha que é parecidíssima com a sua). A espécie que mais se aproximou de nossas rainhas é a Camponotus Sericeus (mas que fique claro que sou completamente leigo no assunto). O outro ponto é que a minha rainha ADORA açúcar, mas ainda não tentei alimentá-la com insetos. Tentei alimentá-la com bolacha água e sal, mas ela nem tocou.
Ela já botou alguns ovos, talvez eles se desenvolvam com o inseto.
Vou ver se crio um blog também para compartilhar informações úteis.
Abraços,
É, Rodrigo! Mais tarde verifiquei estas serem sericeus. A proteína é importante para o desenvolvimento dos ovos. Uma alternativa interessante para a proteína é oferecer leite consensado.
ResponderExcluirAbraços