Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Super Operária

Vejam o tamanho desta operária que nasceu estes dias! Ela é maior que alguns soldados e como tem um abdômen enorme, se tornou uma excelente distribuidora de alimento. Compare o tamanho dela com as outras operárias nas fotos.




10 comentários:

  1. Olá Melk. Gostei do blog.
    Você tem ideia de quanto tempo de vida terá seu formicário? Se tiver um tempinho, coisa rara ultimamente, por favor acesse meu blog:
    biodesignbr.blogspot.com onde há postagens de um sauveiro artificial que fiz para educação ambiental.
    Continue a manter-nos informados sobre essas adoráveis criaturas.
    Abs. Moisés Perecin

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Moisés!
    Fantástico o projeto do sauveiro, hein??!!
    Parabéééééns!

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de dizer que não sei o quanto ele durará. Anos atrás soube que um rainha de Atta vive em média 20 anos, não sei se a informação procede. Vou dar uma pesquisada quanto a camponotus.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. olá melk! gostaria de saber como vc faz as camaras(buracos) no gesso? obrigado .Valew!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Rogério.
    Eu modelo as câmaras com argila no vidro que vai ser o topo do formicário, depois encaixo o vidro com as câmaras no gesso quando este está com uma consistência de um creme, para a placa de vidro com as câmaras não afundar, o que acontece quando você a coloca no gesso muito liquido. ;^)

    ResponderExcluir
  6. olá

    gostaria de saber sobre umas coisas.
    Capturei umas rainhas muito parecidas com a sua, só que mais escuras.

    O que eu queria saber, é:

    -Quando elas perdem as asas? demora um pouco, ou se ela nao perdeu significa que ela nao foi fecundada?
    -Como devo mante-las e até quando devo mante-las dessa maneira?
    -Quanto tempo demora até que os Ovos sejam percebidos?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Você deve manter a rainha num pote com uma fonte de água, papel higiênico ou toalha molhado. Colocar um gotícula de mel para ela ganhar energia, para começar a produção de forma mais acelerada. Feito isso, se em pelo menos 2 dias ela não perder as asas é sinal de que não está fecundada. Neste caso liberte a rainha a noite! As minhas perdem as asas na primeira noite que passam no pote com a preparação citada acima.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. muito obrigado.

    Estou com 3 especies (pelo menos) distintas.. cada uma das 3 especies , tenho pelo menos 1 exemplar Sem asas , e (se eu nao estiver enganado) observei ovos (bem pequenos) nos exemplares sem asas.

    Uma (de uma especie um pouco menor ;/. queria formigas q nao fossem tao pequenas) eu tinha certeza estar fecundada e coloquei ela ja num jarro de terra adaptado para se transformar em um formigario. E ela cavou uma camara, fexou , e observei uns 3 ovinhos.

    Em potes sem terra, tenho 2 formigas parecidas com dinoponeras (soh q menores, 1,5 cm apenas) e possuem ovos (seguram eles na boca quando eu chego perto).

    A terceira especie (que tenho varios exemplares com asas) tenho um exemplar sem asa, e vi um ou 2 ovos no pote (nao tem terra) e é muito parecida com a sua rainha (só que mais escura).

    Bom agora eu queria saber... vou ser obrigado a jogar fora elas? ou da pra criar 3 formigarios? (lenvando em conta que eu nunca tive um).

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKKKKKKKK! Dá pra criar, pois os formicários não dão muito trabalho, só o de alimentar e colocar água. Acho que de todos o que poderia ser trabalhosos é o da saúva ou acromyrmex, mas mesmo estes meus amigos afirmam que são tranquilos. Mande seu email e eu vou lhe ajudando no que você precisar via email!
    Abração

    ResponderExcluir
  10. Ah! E não se esqueça de alimentar e libertar as rainhas que estão ainda com as suas asas. Com certeza não estão fecundadas. Faça isso a noite, que é quando as mesmas costumam estar voando em busca de seus parceiros.

    ResponderExcluir