A camponotus é um gênero de formiga que ocorre em boa parte do mundo e é conhecida em muitos países como formiga-carpinteira, pelo fato comum destas formigas elegerem o interior de madeira podre como local ideal para seu ninho. Todas as formigas do gênero camponotus possui um obrigatório endosimbionte chamado de Blochmannia . Esta bactéria sintetiza aminoácidos essenciais e outros nutrientes para o excelente desenvolvimento da colônia. DADOS TÉCNICOS: Reino: Animalia ; Filo: Arthropoda ; Classe: Insecta ; Ordem: Hymenoptera ; Família: Formicidae ; Subfamília: Formicinae ; Gênero: Camponotus . Habitat: Florestas onde a vegetação predominante é composta de árvores, madeira podre, etc. Hoje convivem conosco e tendem a fazer seus ninhos dentro de portas e janelas, bem como dentro de aparelhos eletrônicos. Vôo nupcial durante o ano inteiro no nordeste do Brasil; Alimentação: Mel, néctar, frutas e insetos. Tamanho: - Rainha: 1,6 - 1,8 cm. - Macho: 1 cm. - Operárias: 0,8 - 1,5 cm...
Research project of Product Design in the area of Bionics, on the development of ant colonies for a social and educational analysis.
Olá melk,eu queria saber se vc contínua criando atta ou acromyrmex,pq eu tenho uma rainha atta a aparentemente o fungo dela está morrendo,queria saber se você poderia me enviar um pouco de fungo. Aguardo resposta
ResponderExcluirOlá, Vitor. Desculpe a demora de resposta, estive sem tempo para o blog. Estou retomando os trabalhos aqui. Eu nunca mantenho atta, elas crescem demais em pouco tempo. Perdi minha colônia de acromyrmex, mas estou com uma rainha nova. Você conseguiu salvar sua rainha atta?
ExcluirOi estou tentando montar um grupo... deixa o numero por favor se possivel agradeço...
ExcluirOi sou gabriel e tenho uma formiga rainha lavape
Excluirmelk mim de algumas dicas de como conseguir uma colonia saudável de dory pq minhas rainhas nunca poe ovos.
ResponderExcluirColoque a rainha num pote com terra. uma camada fina, pra você não ter trabalho de retirar a colônia para colocar num formigário.
ExcluirOi quero fazer um grupo se quiser deixa o numero... agradeço
ExcluirAmigo bom dia! Me ajude em uma dúvida, eu estou começando um formigueiro de Acromyrmex, VC poderia me dizer qual seria uma espécie de fronteira química para que eu passe nas arestas do aguario fazendo assim com que ele possa ficar aberto? Tenho lido que existe esse recurso mas n encontro sobre qual seria!
ResponderExcluirDesculpe a demora, Elias. Só é possível manter aberta a área de forragem. Use vaselina em pasta. Mas tem que ser uma camada espessa, e ainda assim você vai precisar vigiar porque as formigas criam pontes sobre a vaselina.
ExcluirBoa noite eu gostaria de saber se vc vende colônias ou rainhas ou se sabe algum lugar onde posso obter espécies mais difícies de se encontar.
ResponderExcluirOBG
califitus@gmail.com meu Email
Sempre que sobra, Leonardo.
ExcluirMelk, gosto muito do seu blog cara, grande parte do que conheço sobre mirmecologia vi aqui. Vi também que você já teve uma ectatomma, e eu queria saber se a rainha precisa comer na fase da espera das primeiras operárias, ou se ela se da bem sem nada como as Camponotus? E as Odontomachus? Também não tenho certeza.
ResponderExcluirOi, Gabriel. Eu costumo alimentar. Dou insetos e gota de mel.
ExcluirMelk, gosto muito do seu blog cara, grande parte do que conheço sobre mirmecologia vi aqui. Vi também que você já teve uma ectatomma, e eu queria saber se a rainha precisa comer na fase da espera das primeiras operárias, ou se ela se da bem sem nada como as Camponotus? E as Odontomachus? Também não tenho certeza.
ResponderExcluirola gostaria de saber se vc quer entrar em um grupo da watts se desejar e so colocar seu numero ai iniciantes, experientes, e mirmecologos de varias classes espero que vc mim responda blz?
ResponderExcluirlink do canal do youtube :https://www.youtube.com/dashboard?o=U
link do meu blog:http://casadamirmecologia.blogspot.com.br/
link grupo do face: https://www.facebook.com/groups/987085961353249/
Olá o convite foi apenas para o dono do blog?
ExcluirTenho umas 5 rainhas destas, duas que já estão com umas 10 operárias, sinto dúvidas em como alimenta-las.
ResponderExcluirAlimente-as com mel e insetos.
ExcluirSe alguém quiser fazer troca, tenho várias rainhas. E-mail: roberth.novaes@live.com
ResponderExcluir+55 31 989594102
ResponderExcluir