A camponotus é um gênero de formiga que ocorre em boa parte do mundo e é conhecida em muitos países como formiga-carpinteira, pelo fato comum destas formigas elegerem o interior de madeira podre como local ideal para seu ninho. Todas as formigas do gênero camponotus possui um obrigatório endosimbionte chamado de Blochmannia . Esta bactéria sintetiza aminoácidos essenciais e outros nutrientes para o excelente desenvolvimento da colônia. DADOS TÉCNICOS: Reino: Animalia ; Filo: Arthropoda ; Classe: Insecta ; Ordem: Hymenoptera ; Família: Formicidae ; Subfamília: Formicinae ; Gênero: Camponotus . Habitat: Florestas onde a vegetação predominante é composta de árvores, madeira podre, etc. Hoje convivem conosco e tendem a fazer seus ninhos dentro de portas e janelas, bem como dentro de aparelhos eletrônicos. Vôo nupcial durante o ano inteiro no nordeste do Brasil; Alimentação: Mel, néctar, frutas e insetos. Tamanho: - Rainha: 1,6 - 1,8 cm. - Macho: 1 cm. - Operárias: 0,8 - 1,5 cm...
Research project of Product Design in the area of Bionics, on the development of ant colonies for a social and educational analysis.
tenho umas 7 festinatus, são uma especie incrível ! e bem forte... não morre com facilidade... boa para mirmecólogos iniciantes :) abraço MELK !
ResponderExcluirSim, Marcos! Elas são bastante resistentes.
ResponderExcluirMELK NÃO SEI COMO VC CONSEGUE ENCONTRAR TANTAS RAINHAS.
ResponderExcluirÉ estar no lugar certo, na hora certa, Fabrício.
ExcluirAs festinatus são bem resistentes mesmo. Porém as mais resistentes que conheço são as Atriceps. Não percebem bem mudanças na luminosidade, não se incomodam com solavancos no formigário e não rejeitam quase nenhum alimento. Certa vez levei um formigário de Atriceps em uma viajem de ônibus. Fiquei com medo de que morressem. Porém, para minha surpresa, continuaram a coletar alimento normalmente durante a viajem e não apresentaram nenhum comportamento anormal. Indico muito para iniciantes esta espécie.
ResponderExcluirA propósito, sorte com as novas festinatus!
Me ajuuudaa ae cara,tenho 2 Festinatus rainha,com asas há mais de 2 semanas,não sei como alimentá-las adequadamente.Pra uma dou recheio de biscoito no algodão úmido e pra outra leite e açúcar no algodão.Será que não estão fecundadas? Por favor me ajuda!
ResponderExcluirSkype: nicksonpierre
Nickson, solte estas rainhas. Coloque mel e solte-as. Se estão este tempo todo com as asas, definitivamente não estão fecundadas.
ResponderExcluirValeu,irei solta-las.
ExcluirAe,agora quando fui solta-las vi que tem um liquido marrom no pote das 2 o que é?
ResponderExcluir