A conexão do formigueiro com a caixa de comida descolou parcialmente, com isso as Pheidoles conseguiram invadir o formigueiro da Camponotus , pela passagem oportuna. Infelizmente não pude registrar em fotos o momento do ataque, mas aqui está o resultado: Vêem este pó preto na foto? Foi o que sobrou das invasoras. Apesar das Pheidoles serem bastante vorazes e agressivas as Camponotus eliminaram cada uma das invasoras que furaram o cerco das guardas. Talvez as inimigas pensem duas vezes, de agora em diante, antes de planejar enfrentar as donas do formigueiro.
maneiro nao fas mal os ovos ficarem em local molhado?
ResponderExcluirNão...ela gosta de umidade!
ResponderExcluirVocê tem muitas espécies, quantas são no total?
ResponderExcluirTambém tenho uma Pheidole, mas parece que a sua é meio avermelhada, ou é efeito da foto?
Já possui os cabeçudos soldados? Rsrs...
Não, Leandro! Ela é mesmo avermelhada. Da pheidole não nasceram nem as operárias ainda! Estou com algumas espécies: uma camponotus não identificada que estamos chamando de adotivus, a pheidole, Camponotus substitutus, a camponotus sp de abdômen claro, ectatomma, uma possível mini ectattoma, uma atta, uma colônia de lasius com 9 rainhas, Formica sanguínea, 1 sanguínea e F. fusca.
ResponderExcluirAbraços,
Bacana, você tem uma variedade grande!!!
ResponderExcluirDê uma olhada na minha Pheidole, a foto está meio ruim, mas da para ver que ela é mais escura.
http://casadassauvas.blogspot.com.br/2012/04/variando.html
Abraço
Melk queria saber em qual são os mês do ano que a Odontomachus bauri achi que assim aconteçe a revoada porque tem um formigueiro delas aqui. Vlw abraços Gustavo goiás
ResponderExcluirAs odontomachus adoram umidade, então, pelo menos por aqui, para elas revoarem basta que chova uns 2 dias, independente da época do ano.
ResponderExcluirindependente da epoca do ano to ageitando o blog pra voce da uma olhada nas fotos e mostrar um lugar umde uma. C. Festinatus fez seu local de pupas
ResponderExcluir