Pular para o conteúdo principal

Mistura

A produção de larvas está enorme, então imagino que as formigas estejam precisando de mais proteína. Apesar de que estou oferecendo bastante insetos, decidi fazer uma experimentação com a comida. Coloquei numa vasilha uma quantidade da mistura de mel e geléia, adicionei a isto uma quantidade de clara de ovo e melaço de cana. As formigas não curtiram muito, mas coletaram assim mesmo. E rapidamente estavam alimentando o resto da colônia com o a quantidade que foi coletada pelas operárias.



Dá pra ver a mistura enchendo o abdômen da operária, mesmo que este seja preto.

Comentários

  1. Que linda!
    Estou louca para ter operárias...
    Minha Odontomachus está com sua primeira pupa, e mais algumas larvas... :)
    Bem, estamos em uma ótima época, aqui no RJ, para coletar camponotus. Estou com 4 rainhas (coletei + 3), sendo que uma delas é bem mais escura que as outras, com manchas maiores(Seria uma variedade?). Estou fazendo a base da alimentação delas com água + mel, algodão com água pura e comida de peixes!
    A composição é altamente proteica...Vitaminas A, D, E, K, B, B2, B6, Biotina, Ferro, Zinco etc.
    Não há problemas, correto?
    Uma delas não sai de cima do bolinho de comida que coloquei. Isso é um bom indício?

    ResponderExcluir
  2. É, sim! Somente tome cuidado com a ração para peixe, observe quando ela estiver demonstrando estar mofando para você retirar. Tive um problema sério com fungos na colônia das festinatus no início, e perdi praticamente toda a colônia. Então, na real, para usar as vitaminas compre um polivitamínico líquido para pássaros, dilua em mel sem alterar muito o cheiro. Com isso você evita que a formiga se alimente de ração para peixe mofada, causando uma tragédia na colônia. ;^)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Odontomachus

A rainha segura uma larva já bem desenvolvida

Sucesso!

A conexão do formigueiro com a caixa de comida descolou parcialmente, com isso as Pheidoles conseguiram invadir o formigueiro da Camponotus , pela passagem oportuna. Infelizmente não pude registrar em fotos o momento do ataque, mas aqui está o resultado: Vêem este pó preto na foto? Foi o que sobrou das invasoras. Apesar das Pheidoles serem bastante vorazes e agressivas as Camponotus eliminaram cada uma das invasoras que furaram o cerco das guardas. Talvez as inimigas pensem duas vezes, de agora em diante, antes de planejar enfrentar as donas do formigueiro.

Proteína e mel