Páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mistura

Deixei desde sábado a colônia sem nenhuma gota de mel. Ontem a noite coloquei a mistura de mel e geleia real, e elas coletaram bastante.


3 comentários:

  1. Olha, devo lhe parabenizar pelo excelente blog!
    Gostaria de algumas dicas... Estou com uma raínha de Odontomachus Bauri, fazem já uns 6 meses.
    Ela colocou uma pequena pilha de ovos, e no momento há uma larva grande e 4 muito pequenas. O resto é tudo resumido a um montinho de ovos. Ando estranhando o desenvolvimento lento da colônia. Seria o local que a coloquei? Fica em um armário fechado, onde é escuro sempre. Isso poderia alterar seu comportamento?
    Todos os dias coloco uma pequena larva de tenébrio molitor e deixo sempre açúcar em alta concentração + água, e às vezes mel.
    O que poderia ser?

    E outra: Estou com duas rainhas de Camponotus Fest., uma ainda não perdeu as asas.
    Queria saber... um ambiente de baixa temperatura poderia causar males à ela?
    Devo mudar o potinho que se encontra para outra casa, e lá o ar condicionado fica ligado durante toda a noite, no único cômodo onde poderia colocá-la.

    Agradeceria sua ajuda!!
    Novamente, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Hisu!
    Realmente, em se tratando de uma odontomachus, pode ser muita coisa, mas o principal você está oferecendo que é a proteína. Como está a umidade no frasco? Pois o habitat dela na natureza é úmido. No mais acho que seu cuidado está bacana, uma alimentação perfeita.

    Quanto as Festinatus: Se já faz mais de dois dias que você mantém a camponotus, e ela não perdeu as asas, solte-a! Diferente das cortadeiras, as camponotus, bem como muitas outras espécies, demonstram estar fertilizadas perdendo as asas, o que ocorre muito rápido quando capturadas, as vezes na mesma hora em que você a coloca no frasco. Acredito que o ar condicionado não vá afetar o desenvolvimento da colônia, mas nada impede de você ficar atenta quanto à possibilidade. Abraços ;^)

    ResponderExcluir
  3. Uma vez tive uma rainha de Odontomachus bauri e achei elas tranqüilas são ótimas mas bem que podiam ter delas menores elas são grandes são formigas muito curiosas parece que elas tem dificuldade de enxergar não sei porque suas antenas são grandes e olhos pequenos e são cautelosas.

    ResponderExcluir