A conexão do formigueiro com a caixa de comida descolou parcialmente, com isso as Pheidoles conseguiram invadir o formigueiro da Camponotus , pela passagem oportuna. Infelizmente não pude registrar em fotos o momento do ataque, mas aqui está o resultado: Vêem este pó preto na foto? Foi o que sobrou das invasoras. Apesar das Pheidoles serem bastante vorazes e agressivas as Camponotus eliminaram cada uma das invasoras que furaram o cerco das guardas. Talvez as inimigas pensem duas vezes, de agora em diante, antes de planejar enfrentar as donas do formigueiro.
pode ser feito uma colonia de formigas hibridas? eu sei q um brasileiro fez isso com abelhas da europa e abelhas da áfrica, sei tbm q o resultado foi uma catastrofe ambiental, mas pro exemplo a camponotus sp. e a festinatus poderiam cruzar? um macho alado e uma femea alada?
ResponderExcluire vc tentaria?
oq é reprodução por fragmentação?
ResponderExcluir...a pergunta do cara d edisse é legal
vlw
de cima* desculpa
ResponderExcluirhum formiga hibrida, o cara parece meio maluco mas é interessante. mas a pergunta q eu quero fazer é: oq faço quando um formigário tem muito lixo?
ResponderExcluirMelk, quanto tempo leva do estágio dos ovos até as primeiras operárias?
ResponderExcluirFicou muito bom! Um formigário dois em um, formigário na parte de baixo e forragem na parte superior, bom bonito e prático.
ResponderExcluirUm abraço.
Kaine,
ResponderExcluirAqui eu percebo em torno de 3 semanas para o ovo desenvolver-se em formiga. Maaaas um balimentação rica em proteína pode reduzir este prazo.
Abração
Anônimo,
ResponderExcluirFormigas estranhas entre si tendem a se matar. AS vezes rainhas de um mesmo formigueiro se matam quando colocadas juntas, apesar termos tido uma experiência que deu certo com a camponotus festinatus. No entanto entre duas espécies eu tenho quase certeza que se matariam ao invés de cruzar.
Abraços
Até onde sei Reprodução por Fragmentação tem a ver com a reprodução de bactérias, bem como todo micro organismo que gera um outro indvíduo a partir de um fragmento seu.
ResponderExcluirAbraços
Melk, e so na minha casa ou tambem tem na sua aqui em salvador,toda vez que olho pra parede tem uma formiga alada do genero odontomachus mas sempre que eu pego eu acho que é macho. (acabei de pegar uma)
ResponderExcluirbom em certos sites diz q a formiga fantasma por exemplo se reproduz por fragmentação, ao deve a mesma fragmentação de bács. ou de esponjas
ResponderExcluirentão. q bosta de reprodução por frag. é essa?
ResponderExcluirnão deve ser...* malz