Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2010

A rainha morta

Encontrei uma rainha Pheidole na varanda, morta. Virou fonte de proteína.

A rainha

Depois de todo este tempo a rainha continua elegante e muito saudável!

Festinha!

Festinha na coleta da mistura! A qualidade das fotos diminuíram muito, eu sei. O problema é que estou tirando as fotos da caixa de forragem, através de um acetato que me possibilita ver dentro da caixa, mas atrapalha na hora da foto. Estou me debruçando sobre este problema. Abçs

Miniaturas

Nesta leva de nascimentos várias operárias nasceram com um tamanho bem reduzido, como já relatado anteriormente. O que pode ter causado isto? Pois hoje vi umas recém nascidas que são bem maiores que estas miniaturas de operárias. Comparem o tamanho da que está entre o soldado e a operária de baixo.

Ovo

Esmaguei uma quantidade de ovo frito, clara e gema, para as formigas comerem no local, sem que pudessem carregar para dentro do formicário. Não adiantou nada! ;^)

Uma geral

Uma geral, embora nem toda comunidade esteja aqui. Muitas estão na caixa de forragem!

Miniaturizando

As operárias que estão nascendo por agora são bem menores que a média das que nasceram anteriormente. Compare na foto. A recém nascida é a mais clarinha no centro da foto.

O Banho 2

Uma formiga escapou pelo furo onde encaixo o alimentador. Para capturá-la tive que pegar com a mão. Assim que a coloquei de volta pelo tubo de respiração, duas irmãs começaram a limpá-la. Provavelmente meus dedos deixaram meu cheiro nela.

Mais açaí!!!

Coloquei uma gota da mistura açaí + mel + Geléia real pra ver a reação das formigas e foi um sucesso. O engraçado é que ontem coloquei um pouco da mesma mistura e elas não deram bola. Será que a quantidade da coleta de carboidrato, está diretamente relacionado com a coleta de proteína?

As mariposas

Encontrei duas mariposas mortas. Serviram como fonte de proteína sem ter que sacrificar um inseto vivo. Aqui uma das mariposas já destrinchada dentro de uma das câmaras. Nesta câmara as formigas colocaram apenas um dos corpos (abdomen e tórax). A cabeça e as asas sabe Deus onde elas colocaram.

Acabaram as preocupações

Era somente uma questão de tempo para as formigas se acostumarem com a alimentação nova. Ontem ao invés de colocar uma grande e única poça de comida coloquei algumas pocinhas para poder ver o quanto elas coletariam, e logo que elas perceberam a comida 3 das pocinhas foram coletadas completamente. Restando apenas os elementos sólidos, partículas maiores de albumina e cálcio. Depois uma operária passou a coletar as partículas sólidas. Coloquei também uma quantidade de açaí, com uma dosagem maior de guaraná e mel, elas coletaram. Assim, ontem dois tipos de alimentos foram levados para a colônia ao mesmo tempo. Com a energia extra do guaraná mais os elementos da outra mistura, a produção de indivíduos e ovos deve aumentar.

Coletando

Continuo preocupado com a possibilidade de fornecer uma alimentação que seja nutritiva, mas que seja colocada de forma prática. Aqui vemos as formigas coletando a mistura sem estar diluida em água. Ontem percebi que elas têm dificuldade de coletar a mistura com a espessura do mel, e ainda mais com as partículas de cálcio e albumina engrossando o material. Assim decidi diluir, numa quantidade mínima de água, a porção que coloquei no formigueiro, e assim a coleta se deu com sucesso, sendo a comida distribuida pela colônia. Aqui as esfomeadas estão coletando gema de ovo.