Páginas

sábado, 1 de maio de 2010

Novas fotos

Estou apto a fotografar outra vez. E esta primeira foto é para mostrar como a rainha está bastante saudável.

Nesta vocês podem ver a quantidade enorme de ovos e pupas no berçário.

As operárias em ação coletando alimentos. Se assustaram quando abri a caixa para fazer a foto.

Um soldado voltando da caixa de forragem, se dirigindo ao interior do formicário. Consertei minha câmera, como vocês podem perceber, e assim estou retomando às atividades do blog o formigueiro da Camponotus.

6 comentários:

  1. Eae amigo ! cara toh aki com uma rainha de camponotus (so q da especie pequena) e nasceu uma operaria ! aii como vc jah e esperiente nisso ! Eu devo colocar algum tipo de alimento pra ela? e com quanto tempo eu posso transferilas para um formigario de gesso ???

    ResponderExcluir
  2. Que trabalho maravilhoso... Vendo essa perfeição da natureza é que me questiono: Será que somos a única sociedade animal organizada? Tudo isto coloca em cheque a teoria sobre a inteligência animal... Será que somos os únicos dotados de inteligência? A razão supera o instinto? Tenho cá minhas dúvidas... Hehehehe! Beijo na alma, irmão!

    ResponderExcluir
  3. Kaique
    Alimente colocando uma gotinha de mel disponível, de maneira que você possa limpar, se elas não consumirem o mel completamente. Tem que ter uma fonte de água, um papel toalha úmido, por exemplo. Quando estiver com umas três operárias coloque um pouco de mel e o frasco aberto dentro da vasilha de comida, para que as operárias possam levar os ovoa e a rainha para dentro do formigueiro, e marcar o caminho da comida até o interior do ninho.

    ResponderExcluir
  4. Entendi ! jah estou com tres operarias e vo transferias agora !

    e mais uma vez devo lhe parabenizar pelo belo trabalho q esta fazendo !

    ResponderExcluir
  5. Para que serve a caixa de forragem??

    ResponderExcluir
  6. Estas formigas aí i caíram neu ateliê de costuras, por ter muitas cauxas com o meu natural de trabalho. Como faço oara afastá-los ou eliminá-las

    ResponderExcluir