Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

O primeiro soldado - The first soldier


E abaixo as operárias coletando.
Bellow the workers gathering.


19 comentários:

  1. Ola Melk, td bem?
    Seu blog é mto bom...
    Estou tentando a tempos iniciar minha colonia...
    Ano passado até comecei algumas colonias (Atta, Odontomachus, Festinatus), mas depois de chegar a três operarias +/- a colonia declinou e morreram todas.
    Estou com muita dificuldades e conseguir uma rainha, você tem alguma para "doar" ou sabe onde posso encontrar?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. ola melk também moro em Salvador, mas n sei como capiturar uma rainha vc poderia me dar uma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje, que foi um dia chuvoso, seria um dia bom. Principalmente a noite. Observe os postes com lâmpadas e se tem princesas cruzando ao redor da luz. Se tiver colete as formigas no chão próximas ao poste.

      Excluir
  3. Boas Melk! Brother, capturei uma princesa em 30 de Março, e acompanhei a perda de asas, os primeiros ovos, as pupas e o nascimento de nossa primeira operária na madrugada de ontem. Elas estão em um pequeno molde de gesso que eu havia preparado para uma rainha de Attas.
    Saberia me dizer se as componotus também produzem uma fazenda de fungos como as Attas fazem? Esse seu formigueiro é de vidro, o que me interessou muito porque estou preocupado com infestação de fungos no gesso, mas não consigo encontrar o seu formigueiro de módulos de vidro em nenhum lugar, tem indicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As attas só podem ser mantidas em potes conectados com mangueiras, gesso não serve. As camponotus não cultivam nada. Elas coletam o seu alimento, que é composto de insetos, mel com água e polivitamínicos, e água.
      Não use mais gesso para fazer os formigueiros; use cimento branco, é bem melhor. Aquele formigueiro com os frascos conectados a um central foi eu mesmo quem fez.
      ;)

      Excluir
  4. Olá milk moro no interior da Bahia estou com dificuldade de achar rainhas como posso capturar uma ? Quais espécies são mais comuns por aqui ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique atento Às noites chuvosas ou uma noite após alguns dias de chuva. Veja se vc percebe rainhas voando nas lâmpadas na varandas, nos postes. Aí é só coletar pelo chão ou parede. O gênero mais comum que temos por aqui é o Camponotus.

      Excluir
  5. Olá Melk, finalmente consegui uma rainha... Queria sua ajuda para identificar... Acredito que seja uma ectatomma, mas é um pouco diferente de uma que você publicou algum tempo atrás. Vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Leonardo. Mande as fotos para edmelquiades9@gmail.com. Abraços

      Excluir

  6. Olá, Melk tenho que viajar e tenho um formigueiro com 10 operárias. Como eu faço eu levo elas ou deixo? Como você faz? Vou viajar e ficar uma semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o gênero, Marcelo? Se for camponotus alimente bem e garanta que elas não fiquem sem água. Coloque um bebedouro. Mas se for possível levar, acho que não tem problema, só não é necessário.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. É do gênero componotus sericeus, estou com medo que elas morram se deixa-las, vou viajar de carro. Você acha de devo leva-las?

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma camponotus vc me aconselha fazer um formigário de gesso.

    ResponderExcluir
  9. Olá, vc já teve algum formigueiro de gesso? Como vc fez para evitar fungos?

    ResponderExcluir