Páginas

sexta-feira, 13 de março de 2015

Novidades - News

As larvas da ectatomma Tuberculatum cresceram de uma dia para o outro.
The Ectatomma tuberculatum larvae grown overnight.




 E nasceu a primeira operária da Odontomachus.
And the first born of working Odontomachus.


21 comentários:

  1. Boa noite, amigo! Sou muito interessado por camponotus rufipes e odontomachus, montei um formigário para mim recentemente e desejo iniciar o hobby. Porém estou com dificuldades para encontrar uma rainha, você teria contato de algum mirmecolista que possua rainhas para a venda? Parabéns pelos espécimes, todos parecem saudáveis e promissores :)
    Abraço!
    contato: freitas.rastaman@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Com licença,é a primeira vez que visito o seu blog,e aprendi muito,obrigado! mais tenho umas duvidas,a primeira é,eu tenho uma rainha de uma formiga que eu não sei o nome ela já tem ovos,e agora o que eu faço? coloco dentro do formicario? e outra eu posso crialas dentro de casa? será que elas não vão fazer algasarra? e também você deixa as suas dentro de casa ou no jardim? Desculpe por tantas perguntas é que eu estou muito interesado,rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Os meu formigueiros deixo dentro de casa. Não coloque no formigueiro até nascerem pelo menos umas 3 operárias. Alimente-as com mel e insetos. Quando os ovos se tornarem larvas tente alimentar com uma gotícula de mel a arianha, pra promover uma aceleração no desenvolvimento das larvas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado! ninha rainha é uma Dorymyrmex bicolor =D

      Excluir
  4. Boa tarde Professor Melk,

    Gostaria de tirar algumas dúvidas com o senhor relacionadas à criação de formigas, visto que nunca criei, não sei como localizar nem onde procurar uma rainha, tinha em mente em criar um formigário de Gesso, porém ao pesquisar vi que é propícia a proliferação de fungos. Estou caminhando às segas e lentamente. Já observei que aqui na nossa região (sou de Feira) em épocas do ano a uma grande quantidade de “vespas” bastante semelhante as rainhas (link: http://sostermitas.angra.uac.pt/termitas/img/painel03_01.jpg) na qual procuram normalmente ficar próximas a televisão, lâmpadas e cantos das portas, seriam rainhas ?
    Existe a possibilidade de contato por email ou whatsapp para tirar algumas duvidas ?

    Cordialmente,
    Alex Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alex!
      Faça um formigário usando cimento branco. Não evitará o fungo que aparece nos restos de comida, mas o fungo não crescerá no cimento como acontece com o gesso, além de você poder limpar se desejar. Pesquise pra saber quais os gêneros melhor se adaptam a este tipo de formigueiro, como as camponotus e dorymyrmex por exemplo. Me mande seu email e mantemos um contato mais eficaz.

      Excluir
  5. pfv respondem encontrei uma camponotus nao sei a especie , uma operaria e umas 10 larvas como cuidar oq dar para comerem em que lugar deixar etc vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As odontomachus gostam de umidade, então pesquise bem o tipo de formigueiro que vc vai fazer. Elas comem insetos, mel, água açucarada, etc.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. quando começa os voos nupciais aqui no Brasil??? (de qualquer espécie)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no nordeste normalmente no que diz respeito ao gênero camponotus, não temos época. Basta que chova por dias seguidos que muitos formigueiros revoam a noite. As acromyrmex e attas é que voam entre maio e julho.

      Excluir
  8. Os vôos no Brasil dependem da região. No Nordeste basta chover vários dias a noite, que pode ou não ter revoadas de diferentes espécies. Mas acromyrmex e Saúvas rolam mais a partir de maio até agosto.

    ResponderExcluir
  9. Eu queria saber se você poderia me ensinar a fazer um formigueiro artificial, passo a passo, pelo o e-mail. abramovitz17@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Eu queria saber se você poderia me ensinar a fazer um formigueiro artificial, passo a passo, pelo o e-mail. abramovitz17@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. em que epoca do ano aqui no brasil aconteçe revoada de Canponotus Rufipes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no nordeste normalmente no que diz respeito ao gênero camponotus, não temos época. Basta que chova por dias seguidos que muitos formigueiros revoam a noite.

      Excluir
  12. Me deu saudades da minha odontomachus rs.

    ResponderExcluir