A camponotus é um gênero de formiga que ocorre em boa parte do mundo e é conhecida em muitos países como formiga-carpinteira, pelo fato comum destas formigas elegerem o interior de madeira podre como local ideal para seu ninho. Todas as formigas do gênero camponotus possui um obrigatório endosimbionte chamado de Blochmannia . Esta bactéria sintetiza aminoácidos essenciais e outros nutrientes para o excelente desenvolvimento da colônia. DADOS TÉCNICOS: Reino: Animalia ; Filo: Arthropoda ; Classe: Insecta ; Ordem: Hymenoptera ; Família: Formicidae ; Subfamília: Formicinae ; Gênero: Camponotus . Habitat: Florestas onde a vegetação predominante é composta de árvores, madeira podre, etc. Hoje convivem conosco e tendem a fazer seus ninhos dentro de portas e janelas, bem como dentro de aparelhos eletrônicos. Vôo nupcial durante o ano inteiro no nordeste do Brasil; Alimentação: Mel, néctar, frutas e insetos. Tamanho: - Rainha: 1,6 - 1,8 cm. - Macho: 1 cm. - Operárias: 0,8 - 1,5 cm...
Research project of Product Design in the area of Bionics, on the development of ant colonies for a social and educational analysis.
Noossaaa que dó, é tão ruim quando elas não se acostumam não é? mas que bom que voce ainda conseguiu salvar a rainha =]
ResponderExcluirlinda essa sua rainha
ResponderExcluirBom dia, Você poderia me ajudar a construir meu formigueiro?
ResponderExcluirCom que materiais você construiu seu formigueiro?
Como você construiu?
Onde você acha tantas rainhas?
Como se faz um "Alimentador" para elas?
Que alimentos você da para elas?
Obrigado
Eae brother belezinha me add no Skype ou Facebook, talvez eu possa te ajudar com suas questoes =]
ExcluirSkype: jhen.silva7
Facebook: facebook.com/jhen.silva7
Abraços brow :)
responde meu email por favor.
ResponderExcluirfoi igual o que aconteceu com a minha componotus. eu fui coloca elas no novo formigario. e ai comesaram a morrer sem esplicação. deve que começa a colonia de novo. tem que tomar coitado com os formigario. abraços!!!
ResponderExcluirMelk
ResponderExcluirEu tambem tinha feito um formigueiro com gesso para as Pheidoles pretas. Eles constantemente estavam buscando a saída para beber água. Percebi que o gesso estava ressecando o ar e consequentemente desidratam as formigas levando-os a morrer. Voltei para a moldura em terra antes que perdesse a colonia toda.
O meu formigueiro está impermeabilizado, Lincoln! O que evita que o gesso retire a umidade do ar, mas a questão é que elas precisam de umidade, e a do ar não é o suficiente.
ExcluirFormigarios de gessso são faceis de fazer porém os acho muito problemáticos. É uma pena ver a morte de operárias que certamente foram muito aguardadas... Mas faz parte, daqui a pouco nascem outras e tudo começa de novo. Boa sorte !
ResponderExcluirola melk, gostei muito desse blog, é bem ativo e atualizado
ResponderExcluirpode me dizer como voce consegue manter a umidade na câmara da rainha?
a rainha precisa estar no escuro absoluto?
como voce consegue fotografar a colõnia e suas atividade? você monitora elas na luz ou espera de alguns minutos para dar uma olhada?
consegui uma rainha lava-pé, ela esta em uma garrafa pet(nescau/alpino da linha FAST)esta em uma armario escuro, ventilado e com papel-toalha úmido para úmidade, eu pus ela no meu quarto, que fica na temperatura de 20 Cº, tem algum problema em esta temperatura?
ResponderExcluiré bem dificil e raro descolar mel na minha cidade, e eu preciso de proteina nao muito cara( menos de 20 R$), alguma dica?
PS: eu purifiquei a garrafa de nescau, deixei ela cheia de água até o topo e deixei por 24 horas no Sol quente, quando tirei, estava com cheiro de cloro, fiz para evitar fungos nas primeiras semanas da rainha.
ea galera da uma onhada la no meu blog (movimento formigas)valeu
ResponderExcluir