Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2012

Odontomachus

A rainha e seus bebezinhos!

A pheidole

As primeiras operárias da Pheidole.

Larvas da festinatus

Apenas lembrando que uma destas larvas pertence a rainha substitutus . Vamos ver o que acontece quando ela chocar. ;^)

Coleta

Primeiro registro de coleta da camponotus sp. O acetato da tampa não ajudou muito na captura da imagem. Coloquei a mosca e destampei o formigueiro pra fazer fotos melhores. A mosca na toca

A minha festinatus ;^)

Esta eu vou manter! A larva maior é da ninhada da camponotus substitutus, vamos ver se esta festinatus adota. O normal é ela comer a larva... por enquanto ainda não aconteceu!

O fim das fantasmas

E não é que eu esqueci que eu tenho uma amigo que tem uma empresa de dedetização? Assim conversei com ele e o mesmo me deu este produto da Bayer.  Apliquei o veneno e elas rapidamente começaram a coletar e levar para dentro da colônia. Espero que a rainha tenha comido também. Elas hoje, inclusive, já desapareceram completamente. Esta primeira foto é da colônia que tinha seu formigueiro na parede do jardim, cujas operárias entravam em casa por debaixo da porta. Esta foto abaixo foi tirada na minha cozinha.

Água oxigenada

As gotas das quais as formigas fantasmas estão coletando são uma mistura de 20% de mel e 80% de água oxigenada. Vamos ver se a colônia resiste a isso! Normalmente deveria ser fatal, pois a água oxigenada mata fungos e bactérias com uma eficiência interessante. Mas em se tratando das  Tapinoma melanocephalum tudo pode acontecer!