Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

Gratíssima surpresa!!!!!

Já faz algum tempo coloquei uma armadilha para uma colônia de Pheidole que estava se mudando com várias rainhas. Não capturei esta colônia e naturalmente esqueci completamente da armadilha. Hoje peguei pra jogar no lixo e qual não foi minha surpresa. Dentro da armadilha estão três rainhas camponotus, estando as três tomando conta de uns ovos, larvas e uma pupa. TRÊS rainhas cuidando dos seus filhotes, juntas, e provavelmente governarão juntas. Perfeito!!! Urruuuuuu!
Eu já tinha tentado antes. Na verdade coloquei três rainhas no mesmo pote, apenas para serem transportadas pra casa onde eu as separaria, mas nem deu. Elas mataram umas as outras. Cortaram pernas, abdômen, etc. A única sobrevivente estava sem algumas pernas, fruto da batalha que a matou horas depois. Estas três são realmente uma grata surpresa.
Coloquei uma quantidade da alimentação turbinada, e as três comeram tudo, não sobrou nada.



Aproveitei o ensejo e coloquei a rainha crematogaster que estava a venda, junto com as duas que já estavam cuidando, juntas, de seus ovos. O interessante é que coloquei todos os ovos desta terceira, e ela nesta noite catou a todos e colocou no bolo das duas. Agora são três rainhas crematogaster cuidando do mesmo bolinho de ovos!!!



17 comentários:

  1. melk eu tambem moro em salvador vc pode me dizer uando tem revoada e tudo mais e por favor me de uma camponotus eu n acho nen uma rainha o mazimo foi uma odontomachu bauri macho

    ResponderExcluir
  2. Algumas coisas tornam-se fascinantes. A vida surpreende as nossas convicções e certezas frágeis. Maravilha, irmão!

    Beijo na alma.

    ResponderExcluir
  3. Opaa, parabens brother =)
    3 *----*
    Poderia me explicar mais ou menos como é essa armadilha e postar umas fotos??
    Abraçooo

    ResponderExcluir
  4. Amigo tenho um formigueiro de Camponotus amarela no meu telhado, mais nao sei quando posso conseguir capturar uma rainha... tem alguma dica pois li que elas saem o ano todo e essa armadilha como funciona??? Como faço uma??? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  5. Olá, João!!!
    Não teve nada demais pra fazer a armadilha. Usei a tampa de uma vasilha destas sobremesas de restaurante. Mas pode usar um frasco plástico, faça um furo e dentro coloque um pouco de alimentação. Cubra toda a superfície do frasco, por exemlo: Cubra-o com jornal. Coloque o frasco próximo à colônia, de maneira que as formigas tenham acesso fácil a enrada do farsco. Pronto

    ResponderExcluir
  6. Amigo,, boa tarde,,, preciso identificar uma formiga, tenho 3 fotos delas,, vc poderia me ajudar? Me envia um endereço de email para eu enviar a vc,, obrigado

    Fabio

    ResponderExcluir
  7. Melk você é de outro mundo!!nunca vi isso antes!
    queria que você fosse algum amigo mais próximo.num largaria do pé!!KKKKK'
    Você é o cara das formigas!
    te nomeio o rei das formigas!!
    Com esse post vc bateu recorde!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Amigo to com duvida:
    -Princesas de mesma colonia teriam o mesmo cheiro?
    -Cada pricesa possui seu cheiro proprio?
    -Se elas possuem o mesmo cheiro não poderiam governar juntas ou cada uma so admite uma governante?
    -Pelo fato delas sairem da colonia elas eventualmente nao possuiriam um cheiro proprio?
    kkkkkkkkkk vo abusar nas perguntas agora! Obrigado por ter respondido a minha ultima.

    ResponderExcluir
  10. Melk o email e esse migninoneto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Melk tem cmo vc me vender uma formiga rainha ???? eu morro em salvador pra facilitar

    ResponderExcluir
  12. Tranquilo, Miguel! Vou manter contato.

    ResponderExcluir
  13. Olá João,
    Seguem abaixo minhas respostas:
    -Princesas de mesma colonia teriam o mesmo cheiro? Com certeza não, porque apesar de serem da mesma colônia não são clones umas das outras, é relacionarmos com os nossos gêmeos humanos, os quais são idênticos geneticamente os que são univitelinos,ou seja possuem a mesma informação genética. Os que não são univitelinos não são idênticos.
    -Cada pricesa possui seu cheiro proprio?
    Não tendo as mesmas informações genéticas, com certeza apesar de serem parecidos os cheiros, por serem de uma única colônia, deve haver uma variação por causa dos gens próprios.
    -Se elas possuem o mesmo cheiro não poderiam governar juntas ou cada uma so admite uma governante? Além das questões ferromonais, deve ter muito forte o caráter institivo. Se não há na informação institiva a poligenia, provavelmente elas não responderão assim, eis porque estou esperando nascer esta primeira operária, pra ver a reação das rainhas.
    -Pelo fato delas sairem da colonia elas eventualmente nao possuiriam um cheiro proprio? Acredito que sim, uma variação do cheiro da colônia. Eis porque normalmente elas se matam, quando colocadas juntas forçosamente, na sua maioria.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Melk me responde uma coisa quais formigas rainhas vc vende que meu amigo entro nessa e somos do mesmo predio ai ele tambem qauer e tambem diz o preço

    ResponderExcluir
  16. Este senhor é o tipo com mais sorte que eu conheço.
    Luís

    ResponderExcluir