Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Super Operária

Vejam o tamanho desta operária que nasceu estes dias! Ela é maior que alguns soldados e como tem um abdômen enorme, se tornou uma excelente distribuidora de alimento. Compare o tamanho dela com as outras operárias nas fotos.




Caçada à lacraia



As formigas tiveram uma dose extra de proteína na forma de uma lacraia. Caçaram e destrincharam na caixa de forragem.

Na foto abaixo podemos ver as duas coletas acontecendo. Um exército destrinchando a lacraia, e algumas operárias coletando a mistura que contém carboidratos e proteína.

Nova mistura

Hoje desisti completamente da mistura que achei no site estrangeiro. Fiz uma outra composta apenas de: Mel, melaço de cana, geléia real, albumina, cálcio e polivitaminico. Acredito que nesta mistura reduzida quanto aos ingredientes, tem tudo que elas precisam na sua dieta. Assim que coloquei a mistura as formigas começaram a coletar. A dosagem de cálcio foi meio que cavalar... Espero que não faça mal algum.



Fiquei observando a operária que estava coletando, e a segui quando a mesma foi para dentro do formigueiro, para logo em seguida observá-la na tarefa de distribuir a comida pela colônia:

Melaço de cana

Como as formigas rejeitaram completamente a mistura anterior, dilui uma quantidade de melaço de cana, coloquei um pouco de polivitamínico e ofereci às formigas que logo começaram a coletar! Isso foi ontem!
O melaço tem a na sua composição:
Quantidade em 2 colheres de sopa - Água (%) 24, Calorias 85, Carboidrato (g) 22, Cálcio (mg) 274, Fósforo (mg) 34, Ferro (mg) 10,1, Potássio (mg) 1.171, Sódio (mg) 38, Tiamina (mg) 0.04, Riboflavina (mg) 0,08, Niacina (mg) 0,8.

sábado, 25 de setembro de 2010

Alimentação Prática

Fiz uma mistura baseada numa receita que peguei num site estrangeiro. Coloquei: 2 ovos de codorna; leite; ovomaltine; mel; açúcar; cálcio; farinha de soja e polivitamínico.
Como não tinha muito mel pra colocar, coloquei o que deu, e como vocês podem ver na foto, as formigas não morreram de amores pela comida. Elas simplesmente cheiravam e iam embora. Talvez eu tenha induzido a elas acreditarem que toda comida tem gosto de mel, e como esta realmente tinha muito pouco mel elas rejeitaram.

Não foi o caso das outras formigas, pois coloquei no chão da varanda um pouco da mistura, e logo em seguida umas pheidoles e um outro tipo de formiga começou a coletar. Logo o caso das camponotus não estava relacionado à possibilidade da mistura estar com um gosto ruim... se estivesse nem a pheidole, nem a outra formiga teria coletado.


sábado, 18 de setembro de 2010

Coletando água

No corre-corre do trabalho, coloquei comida para as formigas, mas esqueci de colocar água. Somente hoje percebi que o bebedouro estava seco. Coloquei a água e imediatamente começou um alvoroço para coletar. Que vacilo... Putz!
Percebam o abdômen da operária já parcialmente cheio de água!