Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Peste!

Uma doença fatal se espalhou pelo formigueiro. As formigas morreram de forma massiva e demonstravam uns sintomas estranhos como perda da coordenação motora, não conseguiam andar de forma uniforme, mas aos tropeços e não escalavam mais as paredes do ambiente, assim aquelas que chegavam na caixa de forragem morriam lá mesmo, já que chegavam meio agonizando. Primeiro achei que era algo na alimentação, mas depois percebi que toda formiga que morria, desenvolvia sobre o corpo um fungo amarelo.



Não há nenhuma cultura de fungo (mofo) generalizada no formicário, que justificasse tantas mortes no formicário, no entanto imagino que os pontos onde elas acumularam o lixo, são focos dos esporos deste mofo amarelo que ataca o corpo morto das formigas. Outra coisa interessante é que este mofo não aparece na comida velha que fica na caixa, antes de ser descartada.



Assim não tive outra escolha senão transferir toda a colônia pra outro formicário, rezando para que elas não levassem em si mesmas esporos do fungo para o novo ambiente. Deixei o velho destampado para que elas se mudassem para a caixa de forragem, mas elas não se abalaram com a luminosidade. Assim, ontem, decidi muda-las a mão, uma a uma. O formicário velho foi pro lixo.



No formicário novo elas parecem melhor e já estão coletando alimento, coisa que ultimamente quase não faziam. Esta operária está coletando mel com polivitamínico.



O novo formicário ficou muito interessante, com bastante câmaras!



E o acabamento envolvido na vasilha plástica deixou o aspecto final muito legal.

5 comentários:

  1. Eu suspeitaria que eh algum Metarhizium que esteja matando as formigas! Não sei te dar alguma dica infalível não, nunca perdi uma colônia de Camponotus por causa de fungo... Mas remover os infectados me parece um primeiro passo!

    ResponderExcluir
  2. De qualquer forma muito obrigado, Eduardo. A Gigantiops que te falei foi identificada pela turma da europa como Pseudomyrmex!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como vc faz para fazer estas camaras(Buracos)no gesso ?.Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. Tem alguma forma de remover o "lixo" da câmara do seu formicário?É que vou ter um formicário parecido com este.

    ResponderExcluir