Pular para o conteúdo principal

Cronos devora os seus filhos ;^)

Nasce a primeira operária!
Esta primeira operária mudará a rotina da rainha, pois iniciará o trabalho de coleta de alimento e água os quais encontrá na caixa de forragem. Cuidará dos ovos e das larvas, e também terá como mais uma de suas obrigações o cuidado e a alimentação da rainha, que até aqui estava se mantendo viva através da metabolização dos músculos de suas antigas asas, a fim de adquirir algum nutriente.

Aparentemente a rainha está comendo as operárias que originalmente não são suas filhas. Vi restos de pernas escuras no fundo da caixa!!! A questão é: Se ela agora está matando, por que antes as alimentou enquanto larvas? Já que os feromônios estranhos à rainha estavam presentes anteriormente de qualquer jeito. Os feromônios são substâncias químicas que são secretadas por animais de uma mesma espécie, com a finalidade de: marcar território, identificação de área, reconhecimento mútuo, distinção de sexo, etc. No caso das formigas o feromônio é produzido na Glândula de Dufour. Neste caso aqui o papel do feromônio como reconhecimento mútuo seria de fundamental importância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Odontomachus

A rainha segura uma larva já bem desenvolvida

Sucesso!

A conexão do formigueiro com a caixa de comida descolou parcialmente, com isso as Pheidoles conseguiram invadir o formigueiro da Camponotus , pela passagem oportuna. Infelizmente não pude registrar em fotos o momento do ataque, mas aqui está o resultado: Vêem este pó preto na foto? Foi o que sobrou das invasoras. Apesar das Pheidoles serem bastante vorazes e agressivas as Camponotus eliminaram cada uma das invasoras que furaram o cerco das guardas. Talvez as inimigas pensem duas vezes, de agora em diante, antes de planejar enfrentar as donas do formigueiro.

Proteína e mel