Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

De volta! - Comming back!

Eu estive sem tempo para cuidar deste formigueiro de C. festinatus. Muito trabalho em sala de aula. ;)
Nas férias dei uma atenção melhor e as coisas se desenvolveram bem.

I'd no time to take care of this C. festinatus antf arm. Much work in the classroom. ;)
During the holidaysI gave a better attention and things developed well.





6 comentários:

  1. Olá Melk. Acho muito legal seu cuidado com as formigas. Já achei várias rainhas dessa espécie e até outras do gênero Camponotus mas nenhuma prosperou. Tentei alimentá-las com mosquitos e outros insetos e água com açúcar, que era o único doce que elas aceitavam. Com o tempo não comiam mais a fonte de açúcar e acabavam morrendo. A única rainha que chegou a ter operárias teve apenas 6, após um tempo as operárias começaram a matar as recém nascidas e depois encontrei a rainha mutilada, morrendo 2 dias depois.
    Perdi o estímulo para continuar com essa atividade. Gostaria de saber se já aconteceu algo semelhante com você.

    Sobre essa colônia do post:
    Como faz para regular a umidade no formigueiro? Este é um fator tão importante como é dito nos fóruns estrangeiros ou as espécies brasileiras são menos exigentes?

    O que você usa para alimentá-las? Existe algo que substitua os insetos, mas que contenha os mesmos nutrientes? Alguma mistura proteica caseira, por exemplo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O gênero camponotus é um gênero muito fácil de manter. É estranho que as coisas tenham acontecido como você relata. Elas tinha fonte de água no seu setup? Porque água com açúcar pra ela é comida, e não água para saciar a sede. Eu alimento as minhas com uma mistura de água, mel e polivitamínicos, também com insetos.
      Não regulo a umidade deste formigueiro, como eu te disse este gênero é fácil de manter. Tome cuidado com fungos, pode ter sido isso a razão dos seus fracassos.

      Excluir
  2. amigo gostei muito do seu trabalho. mas poderia me dizer como construir um formigario igual ao seu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você comprará um pote médio de acrílico. Vai fazer furos e conectar este pote central, a um pote para comida, e a vários menores que serão as câmaras.

      Excluir
  3. Gostei do design do formigueiro
    Qual foi a inspiração, Mel?

    ResponderExcluir