Páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Odontomachus

A rainha segura uma larva já bem desenvolvida


33 comentários:

  1. melk quanto tempo demorou para os ovos se
    trasformarem em larvas?
    As odontomachus demora mais tempo pata nascer a primeira operaria?
    vc a alimetou alguma vez?

    ResponderExcluir
  2. que raça e essa de formiga?


    http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=rcs&biw=1346&bih=619&tbm=isch&tbnid=7UyyUaMjI23eUM:&imgrefurl=http://www.pestsolution.com.br/FRAMES%2520INSETOS/FORMIGAS.htm&docid=r6K31hjWa-FqQM&imgurl=http://www.pestsolution.com.br/pest_solution/Fotos/Clientes/Site%252520alexandre/Site%252520Pest%252520Solution/Insetos/Formigas/formiga2.jpg&w=500&h=335&ei=WVHXT7urBui36QH7grCAAw&zoom=1&iact=hc&vpx=1020&vpy=103&dur=1173&hovh=184&hovw=274&tx=167&ty=55&sig=103761902772493338229&page=1&tbnh=118&tbnw=169&start=0&ndsp=21&ved=1t:429,r:20,s:0,i:197

    ResponderExcluir
  3. Me parece uma operária menor da camponotus sericeus. E você quis dizer espécie, né? ;^)

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, se não me engano capturei esta odontomachus no dia 23 de abril. Ela colocou os ovos já nos primeiros dias, aí é só fazer as contas! Não nasceu ainda a primeira operária, ela tem uma larva que está num estágio avançado, e um bolo de ovos. E quanto à alimentação, eu estou alimentando esta rainha pelo menos 2 vezes por semana!

    ResponderExcluir
  5. melk estou com uma camponotus festinotus devo alimentala agora ?
    quastas vezes por semana?
    com oque?

    ResponderExcluir
  6. Agora só mel. Coloque uma gotícula a cada três dias. Sem exageros na quantidade pra não gerar mofo e matar a rainha. Antes de colocar a gotícula nova, limpe a velha.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. E mel misturado com agua ?
    Posso dar whey?

    ResponderExcluir
  8. Rapaz... Eu dou puro. Pode dar Whey!

    ResponderExcluir
  9. porque vc a alimenta elas nao reservas de comida de 2 meses?

    ResponderExcluir
  10. Onde você recebeu esta informação? A princípio ela vai estar equivocada porque este armazenamento vai variar de espécie para espécie. Nas camponotus realmente o alimentar é uma garantia para que as rainhas não morram, mas elas de fato armazenam por muito tempo. Já a odontomachus, assim como outras carnívoras, precisam se alimentar por necessitarem de quantidades de proteínas, tanto pra si mesma, mas principalmente pra suas larvas!
    Abração

    ResponderExcluir
  11. melk tenho uma rainha camponotus dentro de um tubo como posso alimentala?

    ResponderExcluir
  12. Uma gotícula de mel. Depois insetos! Abraços

    ResponderExcluir
  13. Agora só mel. Coloque uma gotícula a cada três dias. Sem exageros na quantidade pra não gerar mofo e matar a rainha. Antes de colocar a gotícula nova, limpe a velha. Depois ofereça insetos!

    ResponderExcluir
  14. melk minha colonia de sauvas parou de cultiva o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  15. Adorei o seu blog!
    eu comecei um formigueiro para um trabalho escolar e me encantei pelo assunto. o problema eh que eu nao sei a especie das minhas formiguinhas. sera que vc pode me ajudar? meus e-mails: Lucas_Hupalo@hotmail.com
    Lucas.Hupalo@gmail.com
    desde já, obg.

    ResponderExcluir
  16. Olá, anônimo!

    Eu também experimentei este parar no cultivo com as minhas acromyrmex, e outros amigos de outras regiões do país também estão passando pelo mesmo. Não sei como explicar este fenômeno. Mas continue oferecendo água e as folhas habituais, pra ver se elas retomam o trabalho de cultivo.

    ResponderExcluir
  17. melk, as suas acromyrmex retornaram a cultivar?
    melk eu capturei uma odontomachus ha 3 semanas atras eu so a alimentei uma vez e ela esta com 5 larvas bem desenvolividas e 6 ovos eu acho que sua odontomachus esta meio devagar.

    ResponderExcluir
  18. melk como eu disse acima minha colonia de sauvas parou de cultivar so esta com um pedaça bem pequeno de fungo o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  19. Continue alimentando, anônimo! Não há mais nada a fazer!

    ResponderExcluir
  20. Interessante esta sua informação sobre a odontomachus e a sua alimentação, anônimo... Foi a única que ouvi até hoje! Ehehehehehe!

    ResponderExcluir
  21. É de conhecimento geral de quem mantém odontomachus a necessidade de proteína muitas vezes diária desta rainha. A sua informação de que a alimentou apenas uma vez e ela desenvolveu 5 larvas é inédita. Foi isso que eu disse!

    ResponderExcluir
  22. agora ela esta com 2 operarias 3 pupas e varios ovos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante!!! Vc consegue identificar a espécie?

      Excluir
  23. ola gostei muito do seu blog parabens!!!

    ResponderExcluir
  24. eu tenho uma historia pra contar--eu gosto muito de odontomachus então decidi cria-las no quintal de minha casa tem um formigueiro de odontomachus entao capturei muitas operarias e um tempo depois eu vi uma rainha saindo e fui pegar nao sabia criar e ela morreu fiquei triste pois achei q o formigueiro estava condenado sem a rainha mais nao parava de existir formigas la e depois de um tempo saiu outra e peguei e voltando pra casa vi outra saindo do mesmo formigueiro depois de um tempo meu irmao de 5 anos tava brincando com agua a agua entrou no formigueiro e saiu ooooouuutra rainha entao pensei "esse tipo de formigas tem mais de uma rainha e eu nem sabia" mais as 3 rainhas (juntas com as operarias) nao botaram ovos e quando eu fui do lado de fora do muro de minha casa e encontrei mais operarias e mais umaa rainha.
    Estou com as 4 mais nenhuma bota ovos mais estao vivendo normalmente com as operarias.

    A PERGUNTA É: PORQUE ELAS NAO BOTAM OVOS? JA TENTEI CRIALAS NUM POTE MAIS NUM DEU, TENTEI NO TUBO DE ENSAIO MAIS NNAADDAA, AGORA ESTOU CRIANDO NO GESSO E ATE AGORA NADA ESTOU PENÇANDO EM CRIAR NA TERRA MAIS AI VAI FICAR RUIN A VISUALISAÇAO ENTAO ME AJUDE, ONDE EU CRIO ELAS? MAIS Q A OPÇAO DE CRIAÇAO NA TERRA SEJA EM ULTIMO CASO É URGENTE
    DES DE JA OBG..

    OBS: eu vi no youtube uma criaçao de odontomachus no gesso> e tava dano certo vlw

    ResponderExcluir
  25. Ola, eu acho que tenho uma dessa camponatus ai machudum algo assim(desculpe esqueci ahsuhsua) decidi criar-la em um pote de sorvete, e vou montando elas para dar mais espaço, não sei se vai dar certo, mas ela ta com asa, sera que vai botar ovo?

    ResponderExcluir
  26. Pra ser sincero eu estou com uma odontomachus já faz 30 dias e ela só está com ovos um bolo de ovos, eu não sabia o que colocar pra alimentar quando foi logo no começo eu vi uma mosca que ela tinha caçado e estava comendo ela até agora eu coloco as moscas vivas pra ela comer e ela tá vivendo graças a Deus, espero que a minha colônia cresça logo quero ver as operárias. Ansioso

    ResponderExcluir
  27. Quanto tempo leva para os ovos virarem pulpas

    ResponderExcluir
  28. acabei de pegar uma odontomachus coloquei um algodão com água como posso alimentar?

    ResponderExcluir