Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2011

A Camponotus rufipes já mamãe

Apesar de estar cuidando da larva de camponotus sericeus, a rufipes acabou de colocar os seus primeiros ovinhos. Nesta abaixo a máquina fotográfica focou nos ovinhos - Eheheheh!

A rufipes

As fotos não estão maravilhosas porque a rainha ainda se encontra dentro do tubo.

Ninho da dorymyrmex

As formigas se reuniram com sua rainha, trazendo consigo os ovos. E uma visão meio geral do ninho das dorymyrmex.

Novas hóspedes

Presente de um querido amigo: Uma camponotus ligniperdus e uma rufipes! Assim que cheguei em num local possível de se colocar comida, coloquei. Pois chegaria tarde em casa. Assim coloquei uma gotinha de sorvete sem gordura - Yo!- E elas não só se alimentaram como alimentaram imediatamente a rainha. Um dia a gente aprende e coloca em prática esta prioridade dos cuidados na nossa sociedade. Aí quando cheguei em casa coloquei um gota de mel e ocorreu a mesma coisa. As operárias começam a se alimentar e dentro de poucos segundos correm para alimentar a rainha.

Dory no formigueiro novo

No formigueiro que coloquei a colônia da dorymyrmex, eu já tinha colocado outras colônias anteriormente. Então acredito que um odor de feromônio antigo ainda estava presente, pois a colônia de dorymyrmex ia até a entrada do gesso, pela mangueira, mas as operárias não entravam nas câmaras. Então resolvi mudar de formigueiro e elas imediatamente se alojaram nas câmaras. Video: Dories no novo formigueiro O interessante é que a rainha foi pra um lado e as operárias pra outro - Eheheheheh! Vamos ver se entram num consenso depois.

Mais uma adoção

Peguei algumas larvas da camponotus sericeus para colocar no tubo da Formica Fusca. Coloquei no tubo da formica e a rainha não foi agressiva às larvas estranhas, como aconteceu com a dorymyrmex. Muito pelo contrário. Pareceu-me que ela estava cuidando das larvas.

Ovos e larvas

As formigas trouxeram para a superfície, todas as larvas e ovos de uma câmara. Acredito que o problema esteja na circulação de ar. Assim, com um arame bem fino, fiz buraquinhos na base das câmaras inferiores para promover a circulação de ar. Temos um vídeo: Ovos e Larvas

Nasce um Império

A colônia dorymyrmex em franco desenvolvimento. E finalmente as operárias estão explorando o formigueiro artificial. Coloquei o mesmo na claridade, para que as operárias leve os ovos, larvas e a rainha para dentro do formigueiro.