Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2011

Minhas Dorymyrmex

Ontem transferi a minha rainha dorymyrmex para o formigueiro de gesso. Um trabalhão pra não perder nenhum ovo ou larva, já que estavam num pote com terra. Experimentei deixá-las dentro de tubos e potes com terra. O desenvolvimento das rainhas na terra é mais acelerado do que daqueles que ficaram no tubo, mas as do tubo, obviamente, são mais práticas na hora de transferir para o formigueiro.

Uma linda princesa

Linda princesa! Infelizmente não está fecundada!

A mosca

Eu estava preparando a costumeira mistura de geléia real, mel e polivitamínicos para alimentar as formigas... E olhe quem se convidou para a festa, sem a menor cerimônia! ;^)

O soldado

Vejam a diferença entre o tamanho do soldado e das operárias! Na Festinatus o soldado é grande, mas não tão contrastante assim!

Mistura

A produção de larvas está enorme, então imagino que as formigas estejam precisando de mais proteína. Apesar de que estou oferecendo bastante insetos, decidi fazer uma experimentação com a comida. Coloquei numa vasilha uma quantidade da mistura de mel e geléia, adicionei a isto uma quantidade de clara de ovo e melaço de cana. As formigas não curtiram muito, mas coletaram assim mesmo. E rapidamente estavam alimentando o resto da colônia com o a quantidade que foi coletada pelas operárias. Dá pra ver a mistura enchendo o abdômen da operária, mesmo que este seja preto.

Mais um experimento II

Fiquei pensando no problema que seria a rainha alimentar todos estes ovos, já que ela mesma parece ter colocado apenas três. Assim coloquei comida no tubo e na foto vemos que a rainha se alimenta de uma mistura de geléia real e mel. Imagino que agora ela terá comida suficiente, estocada em seu estômago secundário, para alimentar todos os ovos. Parece que ela separou os seus ovos dos da crematogaster. Vamos ver o que acontece.

Mais um experimento

Peguei uma quantidade de ovos da rainha crematogaster e coloquei dentro do tubo de uma das rainhas dorymyrmex. E não é que ela imediatamente coletou os ovos e colocou junto aos seus? É uma pena que a mangueira não seja transparente, vou ter que resolver isso hoje. Tomara que ela não faça como a Camponotus Festinatus, que depois de recém nascidas, ela comeu as suas filhas adotivas.

Outro mosquito

Uma operária atacando um mosquito da dengue. Vejam como ela aplica o ácido fórmico com o seu abdômen! Percebam os pontos escuros nas pétalas de rosa. São afídios (pulgões)... as formigas simplesmente ignoraram eles.

Chocando

A rainha cuidando de sua prole. Literalmente chocando!