Páginas

sábado, 26 de junho de 2010

Gema de ovo

Congelei o conteúdo de um ovo de codorna, pra ir oferecendo às formigas, aos poucos, como fonte de proteína. Coloquei um pouco da gema e muitas formigas começaram a coletar.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Nova bandeja

Vejam a nova bandeja de comida; ela é compartimentada, dá pra oferecer vários líquidos sem se misturarem, e o mais importante... sem a possibilidade delas se afogarem.

O banho

Por mais incrível que pareça a formiga na parte superior da foto conseguiu prender a cabeça dentro do carrapato que servia de comida; a cor escura da cabeça é uma camada de sangue. E este mesmo sangue coagulou prendendo-a como uma cola. Pinguei uma gota de água pra amolecer o sangue, e com muito trabalho, salvei esta operária. Assim que a coloquei de volta as irmãs começaram uma sessão de banho, ajudando à irmã que estava suja.

Percebam a postura de extrema passividade da operária que está suja de sangue, recebendo os cuidados de suas irmãs.

De repente uma operária simplesmente saiu carregando pelo formigueiro a operária que estava recebendo o banho. E a mesma foi levada sem resistência.

Fonte oportuna de proteina

Eu achei uma rainha saúva morta na minha varanda. Assim o abdômen dela virou a fonte de proteina mais recente das camponotus... Já que os carrapatos acabaram.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dose de vitaminas

.

Esta semana eu não coloquei a costumeira porção de mel diluido em água para as formigas. E hoje quando cheguei em casa a noite encontrei uma quantidade enorme de formigas na caixa de forragem. Todas com o abdômen bem diminuido, logo elas estavam com fome e procurando comida na caixa. Aproveitei o ensejo e coloquei uma dose de polivitamínicos numa quantidade de mel diluido e ofereci para elas, que fizeram uma festa. Estavam mesmo com fome. E além de comer efetivamente, tomaram sua dose de vitaminas.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Nem todas!

Nem todas as operárias estavam ocupadas em coletar proteina. Observe o abdômen desta operária sem uma gota de sangue, mas cheio de mel.