Pular para o conteúdo principal

O banho

Por mais incrível que pareça a formiga na parte superior da foto conseguiu prender a cabeça dentro do carrapato que servia de comida; a cor escura da cabeça é uma camada de sangue. E este mesmo sangue coagulou prendendo-a como uma cola. Pinguei uma gota de água pra amolecer o sangue, e com muito trabalho, salvei esta operária. Assim que a coloquei de volta as irmãs começaram uma sessão de banho, ajudando à irmã que estava suja.

Percebam a postura de extrema passividade da operária que está suja de sangue, recebendo os cuidados de suas irmãs.

De repente uma operária simplesmente saiu carregando pelo formigueiro a operária que estava recebendo o banho. E a mesma foi levada sem resistência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Odontomachus

A rainha segura uma larva já bem desenvolvida

Sucesso!

A conexão do formigueiro com a caixa de comida descolou parcialmente, com isso as Pheidoles conseguiram invadir o formigueiro da Camponotus , pela passagem oportuna. Infelizmente não pude registrar em fotos o momento do ataque, mas aqui está o resultado: Vêem este pó preto na foto? Foi o que sobrou das invasoras. Apesar das Pheidoles serem bastante vorazes e agressivas as Camponotus eliminaram cada uma das invasoras que furaram o cerco das guardas. Talvez as inimigas pensem duas vezes, de agora em diante, antes de planejar enfrentar as donas do formigueiro.

Proteína e mel