Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2010

Uma fonte interessante de proteina

Eu estava a dois dias na casa de um amigo que tem um cão. E o mesmo estava com alguns carrapatos, mas nem me passou pela cabeça retirá-los para usar como comida para as formigas. No entanto momentos depois percebi umas 5 fêmeas, extremamente cheias de sangue subindo a parede. Capturei-as! Nesta foto a primeira operária chega ao carrapato e começa a coletar uma quantidade do sangue que o carrapato carregava. A notícia se espalhou pelo formicário. E rapidamente o alimento se espalhou pela colônia. Veja o compartimento no abdômen cheio de sangue escuro.

Entrega em domicílio

Depois de terem coletado bastante proteína enchendo seus abdômens e carregando o material para a colônia, as formigas decidiram carregar a mariposa pra dentro do formicário. As formigas destrincham a mariposa dentro da câmara das larvas. Talvez a idéia seja fazer as larvas terem acesso à proteína o mais rápido possível.

Alimentando o bebê

Após coletar uma quantidade de proteína do pedaço da barata de terra, esta operária correu para uma larva e começou a alimentá-la. Nesta foto que não ficou muito boa da pra ver a boquinha da larva.

Abastecendo-se de água

Ao passo que algumas formigas estavam coletando proteína, outras começaram subtamente a abastecer a colônia com água.

Coletando Proteína

Coletando proteína a partir de uma barata da terra. Espero que com isso a necessidade de proteína seja saciada por um tempo.

Fonte de proteína

As formigas estão coletando a proteína disponível na metade de um Scapteriscus abbreviatus Scudder , também conhecido como paquinha . Estou tendo dificuldades de fornecer a quantidade ideal de proteínas para que as formigas possam acelerar o desenvolvimento das larvas. Leite condensado elas não aceitam mais; leite em pó diluido também não; carnes, ovo e etc, eu tenho evitado para que elas não carreguem pra dentro do formigueiro e depositem no lixo gerando outra praga de fungos. E outros insetos não estão aparecendo com tanta frequência, além de eu realmente não querer matar outros insetos, só quando não tem jeito, para oferecê-las proteínas, já que existem as outras opções práticas como o leite condensado, mas elas estão com frescuras para com os industrializados.

Feito um vampiro!

Nesta imagem a operária está bebendo o sangue que um mosquito estava carregando. O mesmo já tinha sido levado para dentro do formicário. Obs. Percebam o abdômen da operária se avermelhando.

Abdômen

Vejam a cor destes abdômens. Compare com o da formiga da direita! O que pode ter causado este fenômeno? Alimento?

Uma blitz necessária

Cada formiga que tinha a intenção de entrar na câmara dos ovos era revistada pelos soldados da foto. Veja um deles em ação, revistando a operária. Provavelmente apenas checando se as operárias tinham o cheiro correto, o cheiro da colônia... O cheiro errado expõe um possível inimigo invasor.

Sentinelas do lixo

Aqui estão registros de um comportamento que não sei explicar. Em cada local onde elas acumulam o lixo frequentemente ficam alguma sentinelas guardando o lugar, em perfeita prontidão como se algo fosse acontecer... Surgindo de dentro do lixo.

Yakult

Nesta foto uma operária coleta uma mistura de mel e Yakult. Coloquei Yakult porque eu estava sem uma fonte de proteína confiável para fornecer esta semana, e como o Yakult na verdade é leite desnatado fermentado seria uma fonte disponível de proteína. Além disso cada 80ml do produto contém: Valor energético: 59kcal=248kj Carboidratos: 13g Proteínas: 1,6g Cálcio: 69mg Sódio: 30mg Os ingredientes do Yakult tradicional são açúcar, glicose, fermento lácteo e aroma. No entanto há um plus neste leite fermentado, o Lactobacillus casei Shirota que segundo o fabricante auxilia na manuntenção do corpo saudável. Tomara que este lactobacilo não ataque o endossimbionte das formigas.

Uma geral

Olha aí uma geral do formicário hoje. Coloquei uma caixa de forragem maior, pois na época da infestação com o fungo eu achei que o tamanho reduzido da caixa, pudesse estar contribuindo para a propagação, pois o ar num espaço reduzido proporcionaria melhor ambiente para o desenvolvimento do fungo. Veja na foto os dois pontos de lixo bem desenvolvidos, e um terceiro se iniciando no meio do formicário.

A sentinela

As formigas fizeram um buraco no gesso que não vai dar em lugar algum, pois a parede onde o buraco foi feito fica no meio do formicário. Mas ainda assim uma operária preocupada com uma invasão imaginária, fica eternamente em estado de vigilância na frente do buraco. Ela deve ser uma formiga com crise de identidade, deve ter os gens de um soldado. Assim, desde que ela está ocupando o papel de uma sentinela, a mesma deve fazer o trabalho de operária nas horas vagas. ;^)

Novas fotos

Estou apto a fotografar outra vez. E esta primeira foto é para mostrar como a rainha está bastante saudável. Nesta vocês podem ver a quantidade enorme de ovos e pupas no berçário. As operárias em ação coletando alimentos. Se assustaram quando abri a caixa para fazer a foto. Um soldado voltando da caixa de forragem, se dirigindo ao interior do formicário. Consertei minha câmera, como vocês podem perceber, e assim estou retomando às atividades do blog o formigueiro da Camponotus.