Páginas

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Reprodução

Como estes dias estão infernais de calor por aqui é bem comum aparecerem algumas moscas, quando o normal é a gente viver livre delas. Mas nada mais oportuno. Capturei várias e congelei pra ir usando ao longo da semana. E esta fonte contínua de proteína de qualidade deu um up grading na população do formigueiro. Pupas quase prontas pra nascerem contei 12, mas tem algumas larvas e bastante ovos. Que bom! Os dados voltaram a rolar!

11 comentários:

  1. Que bom meu caro, fico feliz em saber que esta indo tudo bem porai, estou louco para ver umas fotos, vamos fazer um vaquinha ai pessoal e dar uma cam para o Melk, poh sacanagem ein maluco hehehehe, brincadeira, mas não deixe de nos manter informados, gosto muito de entrar aqui e ver que temos novidades na formigueiro de Camponotus(minhas prediletas), abraços

    William B.
    wrsativa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. oi, tenho muita vontade de fazer um formigueiro também. só tenho uma duvida, elas carregam o lixo para fora, ou tem que tirar o vidro e limpar?

    ResponderExcluir
  3. Normalmente carregam o lixo pra fora. Depende da espécie.

    ResponderExcluir
  4. Ola melk, eu to empolgado para fazer uma formigueiro de camponotus, so to com uma duvida ! como vs fez aquele solo de gesso ? tem algum tipo especial de gesso ?

    ResponderExcluir
  5. Não! Gesso comum e as câmaras foram modeladas com argila.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá. Por eu sempre ter uma idéia de ter um formigueiro artificial, encontrei o seu blog, muito detalhado por sinal. gostei muito. gostaria de saber como é a estrutura do formigueiro e como faço pra iniciar um, tenho pretenção pela tanajur "sauva", pois vejo q é uma formiga bastante resistente.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Nossa...seu blog era tudo que eu precisava encontrar! Parabéns! Está tudo muito interessante! sou professora e estou pesquisando um jeito de fazer um formigueiro desses pra trabalhar em sala de aula, mas não se encontra muito bem detalhado em nenhum lugar o modo da construção. Percebi que sua estrutura é de gesso. Gostaria de saber mais sobre a montagem e se depois de pronto, o formicário "respira" por quais orifícios?Obrigada, Gabriela.

    ResponderExcluir
  8. Do lado oposto ao lado onde há a conexão da caixa de comida, há 2 mangueirinha, pra fazer o ar circular, pois sempre que se tampa a caixa de comida, o ar é bombeado pra dentro do formicário.
    Abração

    ResponderExcluir
  9. Olá Melk. Sou apicultor e estou tendo problemas com camponotus em alguns apiários. Você tem alguma sugestão de como posso evitar a invasão dessas formigas nas colméias?
    Um abraço.
    Álvaro.
    unimel@brturbo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Como é seu apiário? Se as caixas ficam apoiadas sobre suportes passe graxa nele para que elas não subam. Se não têm suportes passe graxa na base das caixas.

    ResponderExcluir
  11. OLA MELK, EU ESTOU MUITO AFIM DE INICIAR MEU FORMIGÁRIO DE CAMPONOTUS, JA TO COM UM AQUARIO TODO PERSONALIZADO Q EU MONTEI PARA ELAS, MAS SO FALTA A RAINHA HAHAHHA, POR UM ACASO VC SABE ONDE PODERIA TAR COMPRANDO
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir