Páginas

sábado, 23 de janeiro de 2010

A cura

Como ainda não estou conseguindo postar as fotos, vou começar a postar as mensagens e depois edito colocando as fotos.
Consegui curar as formigas que estavam sendo dizimadas por um fungo usando uma solução inusitada. A princípio coloquei um fungicida no mel que servia de alimentação para as formigas, esperando que o remédio matasse apenas o fungo. Na realidade este fungicida não matou as formigas, no entanto também não matou fungo, que continuou atacando as bichinhas. Um dia peguei uma abelha morta e coloquei dentro da caixa de forragem pra que servisse de alimento. Quando as formigas começaram a comer a abelha lembrei que a mesma produz própolis, substância esta, cujas propriedades antibióticas e fungicidas são bastante conhecidas popularmente. Depois de ter comido a abelha percebi que as formigas deram uma melhorada. Peguei um remédio pra garganta, a base de própolis, mel e menta. Separei um poucoi deste remédio pra garganta, dilui numa quantidade de mel e ofereci às formigas. Hoje elas estão ótimas, muito saudáveis, e a reprodução está de vento em popa. O fungo já era. ;^)

7 comentários:

  1. Nobre amigo... Este blog aqui está cada dia mais fantástico. A riqueza de informações sobre a espécie e o dia-a-dia da mesma é um bálsamo de conhecimento. Parabéns e continue firme. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?!! Precisei fazer um blog só p/ poder falar com vc...achei uma formiga rainha em minha gaveta. Isso foi em dezembro de 2009 e coloquei-a em um vaso de planta, tomando cuidado para não molha-la ao regar a planta. Não sei o que fazer com ela, pois hoje ao espiar a caixinha vi que nasceu uma formiguinha, tão lindinha. Até comemoramos seu nascimento!
    Enfim, amei encontrar estas informações sobre a formiga e ver como vc se dedica.Parabéns!!!
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Para quê estudar 4 anos de Ciências Biológicas, né? :P rs...
    Saudades meu amigo!
    Bjos para família
    Até mais

    ResponderExcluir
  4. Parabens meu caro, estou acompanhando, não nos deixe sem nociticas, abraços

    William B.
    wrsativa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns pelo excelente materrial visual. Raro de se encontrar. Deverias publicar na forma de um manual. Gosatria de tua autorização para usar algumas destas imagens em minhas palestras, lógico citando a fonte
    Ricardo Soares Matias
    ricardomatias@terra.com.br

    ResponderExcluir
  6. Leio e fico fascinada!!!
    Estou doando minha rainha...
    Não sei o que fazer pois precisei detetisar minha casa e o rapaz disse que ela é a responsável pela infestação de formigas fantasma... sei que são espécies diferentes e não irei mata-la pois amo ler seus comentários e tenho dó dela, pois ela vive na caixinha de brincos sobre um vaso de plantas... me ajuda a resolver essa situação?!!
    Minha filha fez um blog para que eu pudesse comentar sobre a formiga, mas esqueceu a senha(detalhe: achei que só poderia entrar em contato com vc através dele rsrrsrs)
    Meu nome é Ana maria
    bondiole@uol.com.br

    ResponderExcluir
  7. melk, eu gostaria de incluir em meus parceiros, acompanho seu blog a um bom tempo..

    formigueiross.blogspot.com

    fico no aguardo

    ResponderExcluir