Páginas

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O Remédio!

Na terça-feira, anteontem, cheguei em casa e encontrei um dos soldados morto. Com isso decidi executar uma idéia que eu estava exitando em fazer, para não colocar em risco a colônia, a rainha, etc. Coloquei numa vasilha um pouco de suco de acerola bem adocicado, e adcionei uma pequena quantidade de 'Aqualife', um fungicida e parasiticida para peixes ornamentais. Cada 100 ml do produto contém: 0,45g de Acriflavina, espero que o produto mate apenas o fungo e não a bactéria Blochmannia, seu endossimbionte que sintetiza aminoácidos. Nesta foto as primeiras formigas que se aproximaram começaram a coletar o remédio.


Vejam que maravilha o abdômen deste soldado repleto de suco com fungicida.


De boca em boca o remédio foi espalhado entre todos os membros da colônia, somente a rainha não recebeu uma dose da comida com fungicida. Estranho, não? Normalmente a rainha é uma das primeiras a receber o alimento disponível.

Nesta foto vemos todos os indivíduos da colônia. O fungo foi devastador!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

O retorno das caçadoras!

As formigas estão, aparentemente, bastante saudáveis. As mortes pararam e elas começaram a caçar novamente.

Aqui você vê 3 soldados devorando uma mosca. Em muito pouco tempo o único sinal da mosca era um pó preto e uma asa.

Nesta foto você vê 3 soldados devorando um filhote de lacraia que acabaram de caçar. Espero que esta demonstração de força seja um sinal de saúde. De que o fungo foi erradicado, não infesta mais a colônia.