Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

Gratíssima surpresa!!!!!

Já faz algum tempo coloquei uma armadilha para uma colônia de Pheidole que estava se mudando com várias rainhas. Não capturei esta colônia e naturalmente esqueci completamente da armadilha. Hoje peguei pra jogar no lixo e qual não foi minha surpresa. Dentro da armadilha estão três rainhas camponotus, estando as três tomando conta de uns ovos, larvas e uma pupa. TRÊS rainhas cuidando dos seus filhotes, juntas, e provavelmente governarão juntas. Perfeito!!! Urruuuuuu!
Eu já tinha tentado antes. Na verdade coloquei três rainhas no mesmo pote, apenas para serem transportadas pra casa onde eu as separaria, mas nem deu. Elas mataram umas as outras. Cortaram pernas, abdômen, etc. A única sobrevivente estava sem algumas pernas, fruto da batalha que a matou horas depois. Estas três são realmente uma grata surpresa.
Coloquei uma quantidade da alimentação turbinada, e as três comeram tudo, não sobrou nada.



Aproveitei o ensejo e coloquei a rainha crematogaster que estava a venda, junto com as duas que já estavam cuidando, juntas, de seus ovos. O interessante é que coloquei todos os ovos desta terceira, e ela nesta noite catou a todos e colocou no bolo das duas. Agora são três rainhas crematogaster cuidando do mesmo bolinho de ovos!!!



terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Gêmeas


Vejam como a quantidade de ovos aumentou. Uhuuuuuuuu!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Paratrechinas


Paratrechinas na parede da cozinha. Elas estão a se mudar. Se minha esposa visse seria uma chacina! ;^)

sábado, 15 de janeiro de 2011

Crematogasters Mãe e babá.

Vejam! Duas rainhas crematogaster cuidando de um único montinho de ovos. Quem é a mãe e quem é a babá? Ou ambas são mãe e babá? ;^)

O cemitério...

Mas também pode ser uma fonte alternativa de proteína. Viajei e coloquei comida e água, mas quando voltei a água tinha secado. Provavelmente esta foi a razão da morte delas.

A rainha andou sumida estes dias. Acho que estava dentro de alguns buracos que as formigas fizeram no gesso, escavando bolhas que se formaram durante a secagem do formicário. Pensei que tinha morrido, em função da quantidade de operárias mortas, mas ela está super saudável.