Pular para o conteúdo principal

Uma fonte interessante de proteina

Eu estava a dois dias na casa de um amigo que tem um cão. E o mesmo estava com alguns carrapatos, mas nem me passou pela cabeça retirá-los para usar como comida para as formigas. No entanto momentos depois percebi umas 5 fêmeas, extremamente cheias de sangue subindo a parede. Capturei-as!

Nesta foto a primeira operária chega ao carrapato e começa a coletar uma quantidade do sangue que o carrapato carregava.

A notícia se espalhou pelo formicário.

E rapidamente o alimento se espalhou pela colônia. Veja o compartimento no abdômen cheio de sangue escuro.

Comentários

  1. Rapaz, sou estudante da Uesb, e trabalho na área da mimercologia, muito massa seu trabalho, gostei mesmo, estou fazendo um estudo comportamental de uma Camponotus tbm muito parecida com essa , talvez possa ser até à mesma espécie, um colega meu viu seu Blog e me avisou tá muito bom seu trabalho e bem evoluído tbm. Atualmente estou apenas com a rainha e 2 operárias e várias pulpas, prépulpas e ovos, se me permite vou utilizar algumas idéias suas como, pulgas e a ração para peixe... várias observações que fiz aqui batem com a suas , muito legal, podemos se possível até fazer um debate sobre o comportamento delas, trocando idéias e observações feitas .. o q vc acha?

    abraçoss

    Gabriel

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Gabriel! EStou à sua disposição. E obrigado pela visita!
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Massa, eu ainda não li artigos sobre a Camponatus, mas ela não se alimenta se restos vegetais tbm?! Pq ela tem se demonstrado onívora né? Seria mt legal fazer esse mesmo estudo com as formigas doidas daqui da Amazônia, mas dps da minha experiencia esse fim de semana não sei até onde é possível! Mas daria um baita Mestrado e Doutorado!

    ResponderExcluir
  4. Tenho colocado ums pedacinhos de frutas, mas elas ignoram completamente. Acho que viciaram nas frutas em forma de suco. Dá menos trabalho pra coletar. ;^)
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Essa fto tah LINDA!Meu formigueiro poderia estar quase assim!Infelizmente!Mas vou conseguir!com certeza!!
    E Parabéns!!Seu trabalho está totalmente legal!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Camponotus Sp

A camponotus é um gênero de formiga que ocorre em boa parte do mundo e é conhecida em muitos países como formiga-carpinteira, pelo fato comum destas formigas elegerem o interior de madeira podre como local ideal para seu ninho. Todas as formigas do gênero camponotus possui um obrigatório endosimbionte chamado de Blochmannia . Esta bactéria sintetiza aminoácidos essenciais e outros nutrientes para o excelente desenvolvimento da colônia. DADOS TÉCNICOS: Reino: Animalia ; Filo: Arthropoda ; Classe: Insecta ; Ordem: Hymenoptera ; Família: Formicidae ; Subfamília: Formicinae ; Gênero: Camponotus . Habitat: Florestas onde a vegetação predominante é composta de árvores, madeira podre, etc. Hoje convivem conosco e tendem a fazer seus ninhos dentro de portas e janelas, bem como dentro de aparelhos eletrônicos. Vôo nupcial durante o ano inteiro no nordeste do Brasil; Alimentação: Mel, néctar, frutas e insetos. Tamanho: - Rainha: 1,6 - 1,8 cm. - Macho: 1 cm. - Operárias: 0,8 - 1,5 cm...

Proteína e mel

Odontomachus

A rainha segura uma larva já bem desenvolvida