Estou apto a fotografar outra vez. E esta primeira foto é para mostrar como a rainha está bastante saudável.
Nesta vocês podem ver a quantidade enorme de ovos e pupas no berçário.
As operárias em ação coletando alimentos. Se assustaram quando abri a caixa para fazer a foto.
Um soldado voltando da caixa de forragem, se dirigindo ao interior do formicário. Consertei minha câmera, como vocês podem perceber, e assim estou retomando às atividades do blog o formigueiro da Camponotus.
sábado, 1 de maio de 2010
Novas fotos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eae amigo ! cara toh aki com uma rainha de camponotus (so q da especie pequena) e nasceu uma operaria ! aii como vc jah e esperiente nisso ! Eu devo colocar algum tipo de alimento pra ela? e com quanto tempo eu posso transferilas para um formigario de gesso ???
ResponderExcluirQue trabalho maravilhoso... Vendo essa perfeição da natureza é que me questiono: Será que somos a única sociedade animal organizada? Tudo isto coloca em cheque a teoria sobre a inteligência animal... Será que somos os únicos dotados de inteligência? A razão supera o instinto? Tenho cá minhas dúvidas... Hehehehe! Beijo na alma, irmão!
ResponderExcluirKaique
ResponderExcluirAlimente colocando uma gotinha de mel disponível, de maneira que você possa limpar, se elas não consumirem o mel completamente. Tem que ter uma fonte de água, um papel toalha úmido, por exemplo. Quando estiver com umas três operárias coloque um pouco de mel e o frasco aberto dentro da vasilha de comida, para que as operárias possam levar os ovoa e a rainha para dentro do formigueiro, e marcar o caminho da comida até o interior do ninho.
Entendi ! jah estou com tres operarias e vo transferias agora !
ResponderExcluire mais uma vez devo lhe parabenizar pelo belo trabalho q esta fazendo !
Para que serve a caixa de forragem??
ResponderExcluirEstas formigas aí i caíram neu ateliê de costuras, por ter muitas cauxas com o meu natural de trabalho. Como faço oara afastá-los ou eliminá-las
ResponderExcluir