Pular para o conteúdo principal

A prole no formicário




As formigas se transferiram para dentro do novo formigueiro. Uma das operárias, por incrível que pareça, abandonou uma das larvas numa câmra distante da câmara onde elas se reuniram. Hoje dei uma olhada e a larva tinha sido transportada pra perto de suas irmãs.
Eu tinha um formigueiro vertical pronto esperando por uma rainha saudável de dorymyrmex. Agora ele está ocupado pelas camponotus.

Comentários

  1. Por quanto tempo eu devo aguardar a queda das asas?
    elas estavam jntas no mesmo pote e tem uma foimiga parece-me que da mesma especie porem menor com asas e estremidades mais estretas seria este o macho?
    mesmo elas estando juntas tenho de separalas e o que eu dou de comer......e muito importamte manter a humidade?
    e mais uma coisas seu blog é o melhor dentre os muitos que eu ja visitei vc esta de parabens e obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, João!
    A umidade é importante. Coloque uma gota de mel como alimento. Deixe uns dois dias pra ver se as asas caem, senão liberte-as antes que morram. A depender da espécie dá pra deixar juntas, mas o normal é as rainhas se matarem, quando deixadas juntas. Deixe o pote no escuro, num local tranquilo, para ela se sentir segura para por os ovos. Possivelmente o menor que vc mantém seria o macho.

    ResponderExcluir
  3. Caramba melk!
    Tão lindo!!!!Tah muito lindo o formigário!!
    Parabéns papai de vigésima viagem!!
    KKKK'
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Hoje 2 das rainhas morreram. É o fim do experimento.

    ResponderExcluir
  5. melk sera que vc poderia me enviar uma foto do tubo de ventilaçao que vc falou um tempo atras.
    meu email e weigner1@hotmail.com.

    valeu

    ResponderExcluir
  6. Olá, melk! Gostei muito das suas criações, muito bonitas! :D
    Cara, gostaria de saber: quando se pega uma rainha camponotus amarela sem asas, quanto tempo elas levam pra começar a botar, e se elas tem que ser tratadas de um jeito especifico para elas botarem.
    muito obrigado
    abcs, matheus

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog esta muito legal!
    fiz um berçário de gesso para uma Pachicondyla que ja esta com ovos, ela não quiz se mudar para ele, então resolvi por uma Lasius, ela ficou dois dias e morreu! vc sabe o que pode ter acontecido? Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Olá anônimo,
    Quando capturamos uma rainha o procedimento é:
    Colocar num pote com um chumaço de papel úmido, como você pode ver em minhas primeiras fotos. Colocar uma gota de mel, deixá-la no escuro e pronto. Se estiver fecundada é possível que na primeira noite ela coloque seus ovos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá Ailton,
    Em formigueiros de gesso é bom diluir um pouco de cola branca, não tóxica em água e dar umas camadas da mistura no gesso, pra impermeabilizar. O gesso é super seco e absorve a umidade do ar, então algumas espécies não se adaptam nele.

    ResponderExcluir
  10. Fico muito bom esse formigário melk, como fez?

    ResponderExcluir
  11. Este foi feito com argila, gesso e uma vasilha de acrílico, Bruno!
    Abração

    ResponderExcluir
  12. MELK QUAL É A PROPORÇÃO DE ARGILA E GESSO, E QUE TIPO DE ARGILA VC USOU?
    FICOU COM UMA TEXTURA BEM LEGAL!

    ResponderExcluir
  13. eu tenho uma rainha e um macho eu acho e eu quero que eles acasalhem pra ela botar ovos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Camponotus Sp

A camponotus é um gênero de formiga que ocorre em boa parte do mundo e é conhecida em muitos países como formiga-carpinteira, pelo fato comum destas formigas elegerem o interior de madeira podre como local ideal para seu ninho. Todas as formigas do gênero camponotus possui um obrigatório endosimbionte chamado de Blochmannia . Esta bactéria sintetiza aminoácidos essenciais e outros nutrientes para o excelente desenvolvimento da colônia. DADOS TÉCNICOS: Reino: Animalia ; Filo: Arthropoda ; Classe: Insecta ; Ordem: Hymenoptera ; Família: Formicidae ; Subfamília: Formicinae ; Gênero: Camponotus . Habitat: Florestas onde a vegetação predominante é composta de árvores, madeira podre, etc. Hoje convivem conosco e tendem a fazer seus ninhos dentro de portas e janelas, bem como dentro de aparelhos eletrônicos. Vôo nupcial durante o ano inteiro no nordeste do Brasil; Alimentação: Mel, néctar, frutas e insetos. Tamanho: - Rainha: 1,6 - 1,8 cm. - Macho: 1 cm. - Operárias: 0,8 - 1,5 cm...

Proteína e mel

Odontomachus

A rainha segura uma larva já bem desenvolvida