Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2011

A prole no formicário

As formigas se transferiram para dentro do novo formigueiro. Uma das operárias, por incrível que pareça, abandonou uma das larvas numa câmra distante da câmara onde elas se reuniram. Hoje dei uma olhada e a larva tinha sido transportada pra perto de suas irmãs. Eu tinha um formigueiro vertical pronto esperando por uma rainha saudável de dorymyrmex. Agora ele está ocupado pelas camponotus.

Nasceu a primeira filha das três

Nasceu a primeira filha das três. E está coletando comida alimentando as três mães. Preciso agilizar o formicário do triunvirato.

As cremas coletando

As crematogasters estão espertas. Já começaram a coletar. Coloquei a mistura de proteína e aminoácido + um inseto.

Babycremas

Nasceram os bebês. Interessante como são pequenininhas estas operárias. Só lembrava delas maiores, quando o formigueiro já está de vento em popa.

As três babás

Estão agora as três babás cuidando dos ovos. Apesar da rainha que coloquei posteriormente, no princípio, se manter afastada, embora tivesse colocado seus ovos no bolo das duas rainhas, hoje ela se sente a vontade para participar da atividade de cuidado do ninho coletivo se relacionando com as outras rainhas. Detalhe: Percebam os olhinhos das formiguinhas já aparecendo na foto.

Pupa

Comparem esta foto com a anterior. Na anterior onde estão as três rainhas, temos uma pupa e várias larvas em desenvolvimento. Hoje a pupa da foto anterior já deveria ter nascido, mas as formigas se emprenharam em acelerar o desenvolvimento das larvas. Hoje a pupa da foto anterior está por nascer, mais quatro pupas em pleno desenvolvimento. Vamos ver o que vai acontecer quando esta operária nascer.