Como ainda não estou conseguindo postar as fotos, vou começar a postar as mensagens e depois edito colocando as fotos.
Consegui curar as formigas que estavam sendo dizimadas por um fungo usando uma solução inusitada. A princípio coloquei um fungicida no mel que servia de alimentação para as formigas, esperando que o remédio matasse apenas o fungo. Na realidade este fungicida não matou as formigas, no entanto também não matou fungo, que continuou atacando as bichinhas. Um dia peguei uma abelha morta e coloquei dentro da caixa de forragem pra que servisse de alimento. Quando as formigas começaram a comer a abelha lembrei que a mesma produz própolis, substância esta, cujas propriedades antibióticas e fungicidas são bastante conhecidas popularmente. Depois de ter comido a abelha percebi que as formigas deram uma melhorada. Peguei um remédio pra garganta, a base de própolis, mel e menta. Separei um poucoi deste remédio pra garganta, dilui numa quantidade de mel e ofereci às formigas. Hoje elas estão ótimas, muito saudáveis, e a reprodução está de vento em popa. O fungo já era. ;^)
A camponotus é um gênero de formiga que ocorre em boa parte do mundo e é conhecida em muitos países como formiga-carpinteira, pelo fato comum destas formigas elegerem o interior de madeira podre como local ideal para seu ninho. Todas as formigas do gênero camponotus possui um obrigatório endosimbionte chamado de Blochmannia . Esta bactéria sintetiza aminoácidos essenciais e outros nutrientes para o excelente desenvolvimento da colônia. DADOS TÉCNICOS: Reino: Animalia ; Filo: Arthropoda ; Classe: Insecta ; Ordem: Hymenoptera ; Família: Formicidae ; Subfamília: Formicinae ; Gênero: Camponotus . Habitat: Florestas onde a vegetação predominante é composta de árvores, madeira podre, etc. Hoje convivem conosco e tendem a fazer seus ninhos dentro de portas e janelas, bem como dentro de aparelhos eletrônicos. Vôo nupcial durante o ano inteiro no nordeste do Brasil; Alimentação: Mel, néctar, frutas e insetos. Tamanho: - Rainha: 1,6 - 1,8 cm. - Macho: 1 cm. - Operárias: 0,8 - 1,5 cm...
Nobre amigo... Este blog aqui está cada dia mais fantástico. A riqueza de informações sobre a espécie e o dia-a-dia da mesma é um bálsamo de conhecimento. Parabéns e continue firme. Forte abraço!
ResponderExcluirOlá, tudo bem?!! Precisei fazer um blog só p/ poder falar com vc...achei uma formiga rainha em minha gaveta. Isso foi em dezembro de 2009 e coloquei-a em um vaso de planta, tomando cuidado para não molha-la ao regar a planta. Não sei o que fazer com ela, pois hoje ao espiar a caixinha vi que nasceu uma formiguinha, tão lindinha. Até comemoramos seu nascimento!
ResponderExcluirEnfim, amei encontrar estas informações sobre a formiga e ver como vc se dedica.Parabéns!!!
Até mais!!!
Para quê estudar 4 anos de Ciências Biológicas, né? :P rs...
ResponderExcluirSaudades meu amigo!
Bjos para família
Até mais
Parabens meu caro, estou acompanhando, não nos deixe sem nociticas, abraços
ResponderExcluirWilliam B.
wrsativa@hotmail.com
Meus parabéns pelo excelente materrial visual. Raro de se encontrar. Deverias publicar na forma de um manual. Gosatria de tua autorização para usar algumas destas imagens em minhas palestras, lógico citando a fonte
ResponderExcluirRicardo Soares Matias
ricardomatias@terra.com.br
Leio e fico fascinada!!!
ResponderExcluirEstou doando minha rainha...
Não sei o que fazer pois precisei detetisar minha casa e o rapaz disse que ela é a responsável pela infestação de formigas fantasma... sei que são espécies diferentes e não irei mata-la pois amo ler seus comentários e tenho dó dela, pois ela vive na caixinha de brincos sobre um vaso de plantas... me ajuda a resolver essa situação?!!
Minha filha fez um blog para que eu pudesse comentar sobre a formiga, mas esqueceu a senha(detalhe: achei que só poderia entrar em contato com vc através dele rsrrsrs)
Meu nome é Ana maria
bondiole@uol.com.br
melk, eu gostaria de incluir em meus parceiros, acompanho seu blog a um bom tempo..
ResponderExcluirformigueiross.blogspot.com
fico no aguardo