Esta rainha de camponotus sp é bastante comum aqui na Bahia. No dia que a coletei capturei também duas camponotus bem maiores, de cabeça preta e corpo escuro, se assemelhando muito à Camponotus nigriceps. Todas as rainhas colocaram ovos ao mesmo tempo, e assim que estes chegaram ao estágio de larvas separei algumas das formigas escuras e maiores, e dei para esta que aqui vemos fotografada. Ela aceitou as larvas como se fossem suas e está cuidando bem. Vamos ver o que acontece quando todas as larvas nascerem... Sendo que algumas serão muito diferentes das outras. Na natureza não é comum ocorrer adoção de larvas, muito pelo contrário, uma vez que uma operária encontra uma larva de outro formigueiro... A mesma vira comida. Não foi o que aconteceu aqui.
Quando aparecem as primeiras larvas a rainha inicia um processo de produção de ovos tróficos, ou seja, ovos estéreis, e que por isso mesmo não desenvolverão sendo utilizados apenas para a alimentação das larvas.
ai cara cê tem um jeito de arma uma dessas pra mim.Vendendo,leiloando, de qualquer jeito(desde que esteja fecundada).Eu entrei no blog do Rafael(não sei cê tu conhece) e ele disse que não dá certeza.Então dá ou não dá?
ResponderExcluir