Pular para o conteúdo principal

O experimento

Esta rainha de camponotus sp é bastante comum aqui na Bahia. No dia que a coletei capturei também duas camponotus bem maiores, de cabeça preta e corpo escuro, se assemelhando muito à Camponotus nigriceps. Todas as rainhas colocaram ovos ao mesmo tempo, e assim que estes chegaram ao estágio de larvas separei algumas das formigas escuras e maiores, e dei para esta que aqui vemos fotografada. Ela aceitou as larvas como se fossem suas e está cuidando bem. Vamos ver o que acontece quando todas as larvas nascerem... Sendo que algumas serão muito diferentes das outras. Na natureza não é comum ocorrer adoção de larvas, muito pelo contrário, uma vez que uma operária encontra uma larva de outro formigueiro... A mesma vira comida. Não foi o que aconteceu aqui.

Quando aparecem as primeiras larvas a rainha inicia um processo de produção de ovos tróficos, ou seja, ovos estéreis, e que por isso mesmo não desenvolverão sendo utilizados apenas para a alimentação das larvas.

Comentários

  1. ai cara cê tem um jeito de arma uma dessas pra mim.Vendendo,leiloando, de qualquer jeito(desde que esteja fecundada).Eu entrei no blog do Rafael(não sei cê tu conhece) e ele disse que não dá certeza.Então dá ou não dá?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Camponotus Sp

A camponotus é um gênero de formiga que ocorre em boa parte do mundo e é conhecida em muitos países como formiga-carpinteira, pelo fato comum destas formigas elegerem o interior de madeira podre como local ideal para seu ninho. Todas as formigas do gênero camponotus possui um obrigatório endosimbionte chamado de Blochmannia . Esta bactéria sintetiza aminoácidos essenciais e outros nutrientes para o excelente desenvolvimento da colônia. DADOS TÉCNICOS: Reino: Animalia ; Filo: Arthropoda ; Classe: Insecta ; Ordem: Hymenoptera ; Família: Formicidae ; Subfamília: Formicinae ; Gênero: Camponotus . Habitat: Florestas onde a vegetação predominante é composta de árvores, madeira podre, etc. Hoje convivem conosco e tendem a fazer seus ninhos dentro de portas e janelas, bem como dentro de aparelhos eletrônicos. Vôo nupcial durante o ano inteiro no nordeste do Brasil; Alimentação: Mel, néctar, frutas e insetos. Tamanho: - Rainha: 1,6 - 1,8 cm. - Macho: 1 cm. - Operárias: 0,8 - 1,5 cm...

Odontomachus

A rainha segura uma larva já bem desenvolvida

Proteína e mel